A Câmara Municipal de Guimarães e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ) associam-se à iniciativa do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Esta segunda-feira foi colocado um laço azul no edifício da Câmara Municipal de Guimarães, feito pelos alunos da CERCIGUI, com o objetivo de sensibilizar a população para esta temática e para a prevenção e sinalização de situações de maus-tratos às crianças, cujo slogan é “Serei o que me deres… que seja AMOR”, apelando à participação de todos.
Domingos Bragança destacou a intervenção social efetuada no dia a dia no território de Guimarães. “A prevenção dos maus tratos nas crianças é todos os dias e com esta situação da pandemia as dificuldades são maiores. É fundamental estarmos sempre em alerta, numa relação de proximidade com as instituições e as pessoas, garantindo um ambiente seguro e de confiança para as nossas crianças”, apontou.
O autarca reportou alguns dos projetos que estão no terreno em cooperação com outras instituições, com referência para o ProChild Colab, numa estratégia nacional com universidades do país, para uma intervenção multidisciplinar, diversificada e integrada, complementando com a ação de rastreio à saúde mental das crianças.
A presidente da CPCJ, Marta Pinto, apelou ao “envolvimento da comunidade, porque todos são importantes nesta luta pelo bem-estar das crianças e jovens”, agradecendo ainda a colaboração do Município de Guimarães e Cercigui.