Sexta-feira, Abril 12, 2024
19.4 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães assina Protocolo do Núcleo da Garantia para a Infância

Guimarães assina Protocolo do Núcleo da Garantia para a Infância

© CM Guimarães

O Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância, aprovada durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, pretende garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais. A intervenção no território vimaranense foi protocolada com o Município de Guimarães.

Domingos Bragança defendeu a necessidade de uma “rede de instituições robusta” que, em articulação com o Município de Guimarães, permita dar uma resposta “rápida e universal, com especial atenção às crianças mais vulneráveis”. A assinatura deste plano de ação local para a garantia da infância “permite atuar em complementaridade com o nacional, para que quando surjam as dificuldades, nós tenhamos as respostas”, defendeu o edil.

Sónia Almeida, coordenadora Nacional do Núcleo da Garantia para a Infância, agradeceu o envolvimento do Município Guimarães na concretização deste plano, afirmando que “Guimarães foi dos primeiros municípios a querer implementar o Núcleo da Garantia para a Infância. E lançou o desafio para que a Garantia para a Infância fosse integral”.

No evento, estiveram também presentes Paula Oliveira, vereadora da Ação Social, Adelina Pinto, vereadora da Educação, e vários representantes de instituições e parceiros sociais.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES