
Decorreu, na manhã desta segunda feira, no Santuário da Penha, a apresentação do programa do Festival de Música Clássica Erudita “Guimarães Allegro”, que vai decorrer entre os dias 13 e 15 de julho, em Guimarães. Estiveram presentes Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, Vítor Matos, presidente da Sociedade Musical de Guimarães, e Domingos Castro, diretor artístico do evento.
Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva referiu que a 8.ª edição do Guimarães Allegro “tem um programa onde a partir da música tradicional se interpreta a erudita, numa alusão à desconstrução de preconceitos para com a música erudita associada ao evento. Referindo-se à programação de música erudita no concelho ao longo de todo o ano, foram tidas duas dimensões em conta: a valorização patrimonial e a turística.”
Na dimensão patrimonial, a edição do presente ano reforça a programação no Bairro C, na área onde se pretender alargar a classificação de Património Mundial UNESCO, e estreia-se na Penha, património de interesse municipal e com grande importância para o território, “para que se sinta verdadeiramente o que é Guimarães”.
Na dimensão turística, estando na época alta do turismo ao longo do mês de julho, Paulo Lopes Silva defende que esta será uma oportunidade para que “quem nos visita possa descobrir um pouco daquilo que é Guimarães ao longo do ano, com uma programação cultural de referência a nível nacional”.