Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesGuimarães acorda com centenas de bombeiros na rua

Guimarães acorda com centenas de bombeiros na rua

© Tamanho Real

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães inundaram, este sábado, a cidade de grandes imagens, numa iniciativa original e criativa que foi criada especialmente para assinalar a data oficial comemorativa dos seus 145 anos.

As fotografias de grande formato, colocadas na decoração de ruas e montras, mas também nos dois grandes espaços comerciais do GuimarãeShopping e Espaço Guimarães, são da autoria dos fotógrafos vimaranenses Jaime Machado, Paulo Pacheco, Francisco Mendes e Luís Sousa, a quem a direção da Associação Humanitária desafiou para retratar o tema das comemorações: “145 Anos de Amor e Serviço a Guimarães”.

A partir daquele mote para as comemorações dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, aqueles quatro fotógrafos produziram um conjunto global de 45 imagens que retratam atuais e antigos comandantes com a família, bombeiros junto de monumentos e de figuras públicas reconhecidas da cidade, como por exemplo o Tio Júlio, a D. Graciete, a D. Augusta dos Caquinhos ou o Barbeiro Fadista, entre muitos outros. De igual modo, foram retratadas figuras internas do quartel que não são conhecidas do público, mas que são fundamentais para a vida e o dia-a-dia da instituição, como a telefonista, a secretária ou a senhora da limpeza.

No conjunto, centenas de grandes imagens dos Bombeiros de Guimarães estão colocadas nas principais entradas da cidade, em vários locais do espaço público, mas também em muitas montras do comércio tradicional, no GuimaraeShopping e no Espaço Guimarães. A mega exposição vai manter-se visível ao público ao longo de duas semanas, numa iniciativa que conta também com a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, Associação Vimaranense de Hotelaria e administrações do Espaço Guimarães e GuimarãeShopping.

“Desejamos com esta iniciativa fazer pulsar intensamente os Bombeiros Voluntários de Guimarães no coração de todos os vimaranenses, mas dando também pleno sentido ao lema que escolhemos para comemorar os nossos 145 anos de vida. Este ‘amor e serviço a Guimarães’ é muito visível e expressivo em cada uma das centenas de imagens que colocamos na rua, mostrando que todos os nossos bombeiros e bombeiras são pessoas reais, com amigos e família como todos, mas incansáveis e profissionais em todas as suas ações em prol da segurança e do socorro às pessoas e à cidade que servem e amam”, justifica e valoriza João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos BVG.

O dirigente agradece também publicamente a “extraordinária generosidade e contributo de todos os fotógrafos envolvidos», bem como a «pronta e calorosa recetividade de todo o comércio» à iniciativa, além do «generoso apoio da Câmara Municipal de Guimarães e dos nossos fornecedores”, contributos sem os quais “seria impossível materializar este evento”.

Recorde-se que o programa comemorativo dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, que vai estender-se até final do corrente ano de 2022, terá este domingo, dia 20 de março, o seu dia mais solene, recuperando o formato presencial que havia sido interrompido devido à pandemia. Depois do hastear de bandeira, pelas 08:30, terá lugar uma formatura e desfile apeado e motorizado, a partir das 09:30, desde o quartel até à Igreja de S. Francisco, onde será celebrada a Missa Solene, pelas 10:00.

Ainda este domingo, junto ao Monumento ao Bombeiro, pelas 11:15, decorrerá uma singela homenagem aos bombeiros e tributo aos fundadores da instituição, seguindo-se a receção das entidades convidadas para a sessão solene, que decorrerá na parada do quartel.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS