
Foram detetados quatro focos de poluição e algumas ocorrências que implicam a necessidade de limpeza das margens do Rio Ave, em Guimarães, no decurso da ação que decorreu esta sexta-feira, envolvendo a equipa de Guarda-rios da Vitrus Ambiente e a equipa de mergulho dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.
Esta iniciativa teve como objetivo reforçar a cooperação entre as duas instituições e assinalar o Dia Internacional de Ação pelos Rios.
O Dia Internacional de Ação pelos Rios, celebrado anualmente no dia 14 de março, é uma data criada para assinalar a importância dos rios e incentivar ações que os protejam, enquanto recursos fundamentais de água potável, habitat de diversas espécies de animais e elevada importância na manutenção do equilíbrio ecológico.
“Os focos de poluição registados serão observados no sentido de detetar a respetiva origem e posteriormente serem reportados para as entidades competentes”, refere a Vitrus Ambiente.
O Ppresidente da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha, sublinhou que “a ação dos guarda-rios é fundamental para a proteção e preservação das linhas de água e a Vitrus está empenhada em disponibilizar todos os meios possíveis e cooperar com outras instituições para uma operacionalização ainda mais eficiente. Desta vez contamos com a colaboração dos Bombeiros de Caldas das Taipas que, desde a primeira hora, mostraram abertura para colaborar com a Vitrus, desde a direção ao comandante e à equipa de mergulho. A iniciativa resultou em pleno, pois assim foi possível percorrer as margens por dentro do rio, e queremos manifestar o nosso agradecimento aos Bombeiros de Caldas das Taipas”.
No último ano, a equipa de Guarda-rios de Guimarães registou 382 ocorrências, com consequência em alguns processos e autos de contraordenação pelas entidades competentes. A necessidade de limpeza ou descargas verificadas neste período apresentam-se como as ocorrências de maior registo no âmbito da vigilância e proteção das linhas de água.