Quinta-feira, Abril 25, 2024
17.2 C
Braga
RegiãoCelorico de BastoGrupo Sonix integra funcionárias de empresa têxtil que encerrou em Celorico de...

Grupo Sonix integra funcionárias de empresa têxtil que encerrou em Celorico de Basto

CM Celorico de Basto

O grupo têxtil Sonix, com sede em Barcelos, vai integrar funcionárias da Confeções Crisof, Lda, de Gandarela de Basto, no concelho de Celorico de Basto.

Ao ter conhecimento do encerramento da empresa de confeção, a Sonix entrou em contacto com Daniel Meireles, presidente da Junta de Freguesia de Basto (São Clemente), manifestando interesse em conhecer as instalações da empresa e verificar a possibilidade de contratar as trabalhadoras.

A agilização de processos, em articulação com o Município de Celorico de Basto, permitiu terminar a semana com a realização de uma reunião dos empresários com as trabalhadoras, tendo sido estabelecido um acordo que permitirá integrar, de forma faseada, 74 funcionárias e um aumento do rendimento líquido destas trabalhadoras. Foi também alcançado um acordo com o proprietário das instalações para a instalação da nova unidade têxtil e com o administrador da massa insolvente, que deixará as máquinas da empresa falida à guarda do presidente da Junta, acelerando o processo de libertação das instalações para a instalação das máquinas da nova fábrica.

No final da reunião, os administradores do grupo Sonix, Conceição Dias e Samuel Costa, transmitiram o seu agrado pela “forma rápida e eficiente com que o Município e Junta de Freguesia agilizaram a resolução do processo, realçando que encontraram um grupo de trabalho motivado, com vontade de regressar ao trabalho”, esperando que possam iniciar a produção já no início de maio.

A Sonix é uma empresa histórica fundada em 1966, em Barcelos. O grupo dedica-se sobretudo à indústria têxtil e exporta quase 100% da sua produção. Emprega cerca de 250 pessoas e em 2018 obteve o seu recorde de faturação, com 28,6 Milhões de euros.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, congratula-se com a “rápida resolução de um problema dramático, que deixou no desemprego mais de 70 pessoas do concelho”, realçando que “a postura do Município e da Junta de Freguesia permitiu encontrar uma solução com um grupo credível e de competência comprovada, que se apresentou de forma determinada em assumir este processo, confiar e investir no nosso concelho e nestes recursos humanos, articulando e facilitando tudo o que seja necessário para a sua instalação em Celorico de Basto”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES