Governo decreta confinamento parcial a 12 concelhos de Braga
Segunda-feira , Novembro 30 2020 Periodicidade Diária nº 2651
Principal / Região / Governo decreta confinamento parcial a 12 concelhos de Braga

Governo decreta confinamento parcial a 12 concelhos de Braga

CM Braga

O Governo renovou, este sábado, o Estado de Calamidade por mais duas semanas e anunciou uma lista com medidas apertadas para 121 concelhos do país, dos quais 12 concelhos do distrito de Braga, para o combate à Covid-19.

Amares, Braga, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Famalicão, Vila Verde e Vizela são os concelhos do distrito que apresentam alto risco da Covid-19.

Assim, os concelhos que registam mais de 240 infeções por 100 mil habitantes terão nova medidas a cumprir a partir de quarta-feira, 4 de novembro, decretadas em Conselho de Ministros.

Nas medidas estão o dever de permanência no domicílio, devendo os cidadãos abster-se de circular em espaços e vias públicas, exceto para as deslocações já previamente autorizadas.

Todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontrem em conjuntos comerciais, devem encerrar até às 22h00.

Os restaurantes não podem ter mais de seis pessoas por mesa e devem fechar às 22h30.

É proibida a realização de celebrações e de outros eventos com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

É proibida a realização de feiras e mercados de levante.

É obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador.

Conheça os concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19, aos quais se vão aplicar estas novas medidas de combate à pandemia: