Gnration reforça apoio à criação para combater crise no setor artístico
Domingo , Outubro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2615
Principal / Cultura / Gnration reforça apoio à criação para combater crise no setor artístico

Gnration reforça apoio à criação para combater crise no setor artístico

O gnration, espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia, em Braga, aposta em novas encomendas artísticas e no aumento dos programas de criação já existentes para combater crise no setor das artes, resultante da epidemia. Ao longo dos últimos meses, o gnration tem trabalhado na readaptação da sua estratégia de apoio à criação artística à nova realidade vigente, resultando num aumento significativo dos seus programas de incentivo à criação para artistas locais, e a encomendas a artistas nacionais e internacionais nos domínios da música, arte e tecnologia. Para esta readaptação de estratégia, o gnration canalizará uma verba de cerca de trinta mil euros no seu montante de apoio global.

Luís Fernandes, diretor artístico do gnration, considera que “numa altura em que as estruturas artísticas se deparam com uma impossibilidade de programar num contexto presencial, o apoio aos processos de criação artística adquire uma relevância ainda maior. Nesse sentido, e pela afinidade dos domínios artísticos que o gnration privilegia na sua programação com a criação em contexto remoto, parece-nos que esta se constitui como uma forma de contribuirmos para a inversão da atual estagnação do setor cultural”. Para além disso, “as restrições às tradicionais formas de apresentar e experienciar obras artísticas, impostas pela situação de confinamento, constituem-se como oportunidades para repensar o próprio objeto artístico, desafio que colocamos a alguns projetos em particular”.

O Scale Travels, programa internacional de criação que alia arte e nanotecnologia, desenvolvido em parceria com o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e que leva já cinco anos de existência, albergará mais duas novas encomendas ao longo deste ano. A cineasta portuguesa Salomé Lamas e o coletivo alemão Transforma, composto pelos artistas Luke Bennett, Baris Hasselbach e Simon Krahl, vão criar novos trabalhos artísticos ao abrigo do programa. Os trabalhos vão ser desenvolvidos ao longo dos próximos meses.

Com candidaturas a encerrar a 10 de maio, os Laboratórios de Verão, programa de apoio ao desenvolvimento de novos projetos artísticos, destinado a artistas locais ou residentes no distrito de Braga, viu o número de projetos a apoiar crescer de quatro para seis, num valor global de apoio na ordem dos nove mil euros, com cada projeto a receber um apoio monetário no valor de mil e quinhentos euros. O programa integra o desenvolvimento de novas criações em contexto de residência artística, a decorrerem em agosto, para posterior apresentação pública. Anteriormente, os Laboratórios de Verão tinham como objetivo o complemento do programa da Noite Branca Braga, evento cultural da cidade que viu já a sua edição deste ano cancelada devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Também de âmbito local, o ciclo Trabalho da Casa, que promove a criação de novos trabalhos e posterior apresentação pública por artistas locais nos domínios da música, fará novas encomendas. Para além do já anunciado trabalho de estreia dos The Nancy Resistance Wide Band, que viu a sua apresentação pública ser adiada devido ao coronavírus, a banda Omie Wise trabalhará na criação de um novo trabalho discográfico e o grupo Indigo Quintet musicará um filme.

Na área da arte e tecnologia, o gnration encomendará novos trabalhos de criação a Joana Chicau e Renick Bell, Diogo Tudela, Sofia Saldanha, Joana Patrão e Adriana Romero.

Já na música, ao longo dos próximos meses, o gnration apoiará um novo trabalho de Ivy, a estreia de Matte, novo grupo formado em contexto de residência artística e que junta membros dos Glockenwise e dos Cave Story; e uma colaboração entre Inês Pereira e Gonçalo Penas.

Também integrado na readaptação de estratégia, o gnration dará ainda a conhecer o processo de criação artística através da iniciativa Quarto do Artista, uma série de entrevistas vídeo onde os artistas apoiados vão dar a conhecer as diferentes fases da construção de um trabalho artístico. A primeira temporada de entrevistas será lançada em breve nos canais de comunicação do gnration.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.