Quarta-feira, Abril 17, 2024
12.1 C
Braga
AtualidadeGnration organizou mais de 1000 eventos em 10 anos

Gnration organizou mais de 1000 eventos em 10 anos

© CM Braga

Ao longo dos últimos dez anos, o gnration, em Braga, recebeu 300 mil pessoas em mais de 1000 atividades de um programa centrado na música contemporânea, arte e tecnologia. O recorde foi atingido em 2019, com 65.359 espetadores.

Os números foram anunciados hoje por Cláudia Leite, administradora da empresa municipal Teatro Circo, numa sessão que contou também com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Luís Fernandes, diretor artístico do gnration.

Em 2022, após as restrições impostas pelo período pandémico, o gnration registou um total de 44.129 espetadores, número que se aproxima dos registos pré-pandemia e que se “prevê ultrapassar no presente ano”.

O espaço, atualmente gerido pela empresa municipal Teatro Circo de Braga, celebra o décimo aniversário neste mês de abril. Como sublinhou Cláudia Leite, através de uma estratégia sustentada e de permanente abertura à comunidade, o gnration tem crescido e afirmou-se como um “polo aglutinador de dinâmicas culturais e criativas, assumindo-se como um espaço orientado para a sensibilização e formação de novos públicos”, expondo-os a práticas artísticas relevantes à luz de uma perspetiva contemporânea e cosmopolita.

De acordo com Ricardo Rio, o gnration é um espaço de acolhimento de dinâmicas culturais diferentes das que a cidade tinha, desempenhando um “papel essencial para ir ao encontro de outros públicos”. O edil salientou ainda o papel do espaço do ponto de vista da regeneração urbana e da criação de novos centros de vitalidade na cidade.

Para marcar o décimo aniversário, o gnration apresenta um programa para todo o mês que encerrará com o já habitual gnration open day (29 abril) – um dia aberto de acesso gratuito que apresenta um programa composto por concertos, instalações, atividades de serviço educativo e visitas orientadas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES