Sábado, Outubro 16, 2021
18.3 C
Braga
InícioCulturaGnration em Braga integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Gnration em Braga integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

© gnration

O gnration, em Braga, é um dos 31 equipamentos culturais da recente segunda lista de equipamentos que vão a integrar a nova Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), anunciou a Direção-Geral das Artes em comunicado.

De norte a sul do país, contabilizam-se já 81 entidades artísticas que vão passar a funcionar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada. Em agosto, a DGArtes tinha já anunciado uma primeira credenciação de 50 equipamentos culturais (onde se incluía o bracarense Theatro Circo), atualizando agora a lista de teatros, cineteatros, auditórios, casas culturais que integram a nova RTCP. A adesão à rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso de os equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. Segundo a DGArtes, esta nova rede “representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, que procurará atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”.

Resultante da Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, o gnration é um espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia, que conquistou já uma posição de referência nacional e internacional, sendo admirado por público e artistas. Desde 2014 que o gnration apresenta um programa cultural trimestral composto por concertos, exposições, residências artísticas, cinema, dança, conversas e atividades de serviço educativo. Através de uma estratégia sustentada e de permanente abertura à comunidade, afirmou-se como um polo aglutinador de dinâmicas culturais e criativas, assumindo-se como um espaço orientado para a sensibilização e formação de novos públicos, expondo-os a práticas artísticas relevantes à luz de uma perspetiva contemporânea e cosmopolita. Em setembro do ano passado, a gestão do gnration transitou da Fundação Bracara Augusta para a Teatro Circo de Braga, empresa municipal que gere também a sala de espetáculos Theatro Circo. A integração nesta rede de equipamentos irá permitir que o gnration possa também candidatar-se a uma linha de apoio à programação.

O gnration e o Theatro Circo são as únicas salas de Braga que constam na Redes de Teatros e Cineteatros Portugueses – RTCP.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS