Quarta-feira, Junho 19, 2024
13.6 C
Braga
AtualidadeGlobal Parliament of Mayors debateu políticas de Juventude

Global Parliament of Mayors debateu políticas de Juventude

© CM Braga

“As autoridades locais são um importante veículo da democracia e de incentivo à participação cívica dos jovens”. Este foi o conceito defendido por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante o webinar “Cidades que cuidam: Envolvimento dos Jovens no Desenvolvimento de Políticas, nos Processos Democráticos e no Mercado de Trabalho”, organizado pelo Global Parliament of Mayors (GPM), para debater políticas que as cidades devem adotar para promover o envolvimento dos jovens cidadãos nos processos democrático.

Para o autarca, que é presidente do Comité Executivo do GPM, a dimensão local “é crucial para que haja um verdadeiro compromisso com a juventude e é uma oportunidade única para mudar o paradigma e incentivar a liderança dos jovens e o seu envolvimento cívico”. Segundo Ricardo Rio, a generalidade da população e os jovens em particular, “têm olhado com desconfiança para as instituições públicas e é necessário combater esse fenómeno, dando a conhecer aos mais jovens a importância da sua participação cívica e do exercício da sua cidadania. Temos de criar uma forte ligação entre os jovens e a sociedade”.

Políticas formais direcionadas para a juventude, estratégias de envolvimento dos jovens nos processos democráticos, assim como formas de incrementar o seu ingresso no mercado de trabalho, foram temas de destaque nesta sessão, que potenciou a partilha de boas práticas dos diversos territórios.

Durante a sua intervenção, Ricardo Rio apresentou as estratégias e políticas públicas de juventude que o município bracarense tem vindo a implementar por forma a garantir os direitos dos jovens e a consolidação do movimento associativo.

“De forma transversal, o Município, em colaboração com os agentes locais, tem procurado constantemente potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas vertentes, promovendo ainda a réplica destas boas práticas a nível internacional. Não é por acaso que Braga esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, na reativação do Conselho Municipal da Juventude, na realização dos Concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projeto ‘100% Youth City”, explicou.

Ricardo Rio sublinhou que o Município de Braga orienta as suas políticas de modo a dar “respostas cabais” às necessidades dos jovens do Concelho e de toda a região. “Ao nível da formação e qualificação, promoção da empregabilidade, apoio ao empreendedorismo, dinamização do movimento associativo e apoio às suas propostas, temos feito um esforço para ir ao encontro das pretensões dos jovens. Somos uma Cidade completamente comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estamos a envolver os jovens em todas as iniciativas desenvolvidas nas diversas áreas”.

Além de Ricardo Rio, a sessão, moderada por Stefania Forte, contou com a participação de Jefferson Koijee presidente de Monróvia, na Libéria, Geoffrey Ngiriker, autarca de Nebbi, Uganda, Samir Avdic, vice-presidente de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, e de Wanjuhi Njorge, Global Shaper do Fórum Económico Mundial.

O Global Parliament of Mayors é uma plataforma global que reúne líderes locais de todos os continentes para fortalecer a governança urbana, promover o diálogo entre os líderes locais e influenciar as organizações regionais e globais nas tomadas de decisão que afetam diretamente as cidades e as suas populações. Da direção atual da rede fazem parte as cidades de Braga (Portugal), Mannheim (Alemanha), Rochester Hills (EUA), Quelimane (Moçambique), Ghent (Bélgica), Banjul (Gâmbia), Monróvia (Libéria) e Katowice (Polónia).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES