Domingo, Julho 21, 2024
21.6 C
Braga
RegiãoTerras de BouroGerês recebe mais de um milhar de ciclistas de 20 nacionalidades

Gerês recebe mais de um milhar de ciclistas de 20 nacionalidades

11.ª edição do Reconco Gerês Granfondo realiza-se no domingo.

© Bikeservice

O mais antigo granfondo de Portugal regressa no próximo domingo, 2 de junho, à vila do Gerês. A partida para as três distâncias (minifondo, mediofondo e granfondo) será dada em simultâneo quando forem 09:00, momento em que mais de um milhar de participantes oriundos de 20 nacionalidades se lançarão à descoberta dos encantos das serras Amarela, Soajo e Gerês.

A 11.ª edição do Reconco Gerês Granfondo tem, ainda, um interesse duplo, na medida em que é a quarta prova pontuável para o Superprestígio Bikeservice. Este troféu, que constitui a maior competição de ciclismo amador de Portugal, decidirá o vencedor da camisola amarela no final das sete corridas da temporada.

As temperaturas a rondar os 30º, podendo mesmo ser superiores em alguns locais por onde os trajectos estão marcados, serão um fator de dificuldade acrescida para os participantes neste Reconco Gerês Granfondo. Os ciclistas que optarem pelo minifondo cumprem 78 quilómetros, os do mediofondo, 100 quilómetros, enquanto que os da prova “rainha” percorrerem 127 quilómetros.

As subidas de Covide e Junceda são comuns às três distâncias, mas a dificuldade maior está reservada para os ciclistas do granfondo. Os 600 metros de altitude a que está situada a aldeia de Germil obrigá-los-á a vencer um desnível de 11,5 quilómetros com uma pendente média de 5,7%.

Face à edição anterior, os percursos privilegiam a zona oeste do Parque Nacional. Desta feita com passagem por Terras de Bouro, Amares, Caldelas, Ponte da Barca, Covide e a aldeia de Germil, incrustada na serra Amarela. Cibões, Brufe e o Campo do Gerês estão igualmente na rota deste célebre granfondo português.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES