Sábado, Março 25, 2023
9.5 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de Famalicão"Gentes da Lavoura" é o tema das Marchas Antoninas de Famalicão

“Gentes da Lavoura” é o tema das Marchas Antoninas de Famalicão

© CM Famalicão

“Gentes da Lavoura” é o tema das Marchas Antoninas de 2023, em Famalicão, que acontecem na véspera do Dia de Santo António, 13 de junho. Estão inscritas oito marchas que já estão em ensaios e preparativos para fazer brilhar uma das maiores romarias do Norte de Portugal. Realizou-se ontem o sorteio que definiu a ordem das atuações, que abrirão com a Fraternidade Nun’Alvares, de Vale São Cosme, uma das estreias do ano, a olhar as gentes da lavoura pelo lado d’As Vindimas.

Para além de Vale São Come, também vão marchar na noite de 12 de junho, a Casa do Povo de Ruivães, a LACS – Associação Cultural São Salvador da Lagoa, a União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz (Associação Team Baia), a Associação Recreativa e Cultural de Antas, a Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe, a Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, e a Associação Cultural e Recreativa São Pedro de Riba D’Ave.

As Festas Antoninas de Famalicão vão acontecer de 7 a 13 de junho de 2023, e serão sete dias intensos de festa abençoados por Santo António, marcados por inúmeras propostas culturais e desportivas, que vão ao encontro das várias gerações de famalicenses e dos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

Recorde-se que as Festas Antoninas foram recentemente inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), em resultado de um processo iniciado em 2015 com a adesão do Município de Vila Nova de Famalicão ao projeto regional ‘Romarias do Minho’, lançado pela Associação de Festas de São João de Braga, que reuniu mais de duas dezenas de municípios do Minho, com o intuito de garantir a autenticidade e tipicidade das festas populares desta região.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES