Quarta-feira, Abril 23, 2025
16.2 C
Braga
BragaGémeos Manuel e Matilde nasceram às 28 semanas no Hospital de Braga

Gémeos Manuel e Matilde nasceram às 28 semanas no Hospital de Braga

Pesam cerca de 1000 gramas cada.

© Hospital de Braga

A Unidade Local de Saúde de Braga juntou-se hoje às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, celebrando histórias de superação e destacando o progresso contínuo nos cuidados aos recém-nascidos prematuros, que representam um dos maiores desafios na área da saúde materno-infantil.

Entre janeiro e outubro deste ano nasceram 181 bebés prematuros no Hospital de Braga, um número semelhante ao de 2023, com 182 nascimentos prematuros. Entre estes, destaca-se o caso de um bebé que chegou ao mundo com apenas 685 gramas, demonstrando a complexidade e a delicadeza dos cuidados necessários para garantir a sobrevivência dos mais frágeis.

Almerinda Barroso Pereira salienta que, em 2024, a equipa “não enfrentou dificuldades extraordinárias, mas manteve-se fiel ao sue compromisso diário de lutar pelos melhores cuidados aos bebés prematuros”. “Os nossos profissionais são altamente especializados e utilizam técnicas minimamente invasivas, adaptadas às necessidades de cada recém-nascido. Graças a isso, temos conseguido melhorar o prognóstico dos nossos pequenos de forma contínua”, explica a diretora do Serviço de Neonatologia da Unidade Local de Saúde Braga.

A evolução nos cuidados neonatais tem permitido tratar prematuros cada vez mais leves e frágeis, como é o caso de Manuel e Matilde, irmãos gémeos, que nasceram com apenas 28 semanas e 2 dias de gestação, pesando cerca de 1000 gramas cada.

“Os resultados que temos alcançado são fruto do trabalho conjunto e da formação contínua dos nossos profissionais. O nosso objetivo é assegurar que cada bebé prematuro receba o tratamento adequado, para que tenha a melhor oportunidade de crescer e desenvolver-se”, sustentou Almerinda Barroso Pereira.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES