
O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) vai levar a cabo a 12.ª Edição da “Aldeia Feliz”, uma atividade desenvolvida pelo NEMUM com o apoio da Câmara Municipal de Valença. O evento ocorrerá de 28 de agosto a 1 de setembro deste ano.
A “Aldeia Feliz” é uma atividade cuja missão é atuar junto da população idosa, em que os alunos oferecem rastreios de doenças cardiovasculares, através da medição da tensão arterial e da glicemia, o que permite a deteção precoce de possíveis problemas cardiovasculares.
“A atividade luta com um problema disseminado em Portugal, cuja gravidade tem sido um grande motivo de preocupação – o isolamento da população idosa. Uma maior visibilidade deste evento permitirá não só conscientizar um maior número de pessoas sobre os riscos de doenças cardiovasculares, problemas de acesso a serviços de saúde em áreas mais isoladas ou o impacto do isolamento social em populações mais idosas, mas também permitirá aumentar o crescimento da atividade e consequentemente aumentar o número de rastreios oferecidos a idosos, contribuindo para uma vida mais saudável e feliz das pessoas alcançadas pela iniciativa”, refere o Núcleo de Estudantes.