Segunda-feira, Agosto 15, 2022
17.3 C
Braga
InícioRegiãoFotógrafo de Braga capta imagens incríveis de abutres a alimentarem-se no Gerês

Fotógrafo de Braga capta imagens incríveis de abutres a alimentarem-se no Gerês

© João Ferreira

O fotógrafo João Ferreira, de Braga, encontrou uma concentração de abutres a alimentarem-se de uma vaca na Serra da Peneda-Gerês.

De acordo com João Ferreira, a concentração de abutres chamou-lhe a atenção e quando se aproximou dos animais, constatou que a vaca teria morrido após uma queda.

© João Ferreira

“Numa zona mais funda, atravessada por um pequeno regato, jazia em cima do mato e do regato, o corpo de uma vaca adulta. Os abutres assustados com a minha presença fugiram para as imediações. Quando fui verificar o corpo mais de perto, percebi que por mais que percorra estas paisagens, elas conseguem sempre surpreender pela sua crueza e inclemência. Pensei eu que a vaca teria morrido num ataque de lobo ou de doença, mas o corpo relativamente intacto excluía ataque de lobo, mais de perto constatei a pouca sorte do animal, aparentemente, ela foi ao regato beber, pisou em falso num tufo de ervas, caiu de lado, os cornos prenderam no chão e o peso do corpo a cair com a cabeça presa partiram o pescoço do bovino”, disse o fotógrafo.

© João Ferreira

João Ferreira referiu ainda a subsistência da vida animal nestas zonas da serra e do trabalho árduo dos criadores de gado. “Uma morte completamente aleatória, mas que nos mostra bem o porquê da subsistência destes animais e dos seus criadores ser considerada dura, esta vida de serra não é para todos”, frisou.

© João Ferreira

Após o fotógrafo de Braga ter contado o sucedido ao dono da vaca, o criador de gado disse que estas situações “acontecem” e uma vez que “o gado anda no monte, às vezes aparece a casa com um corno ou uma pata partida e outras vezes nem aparece”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS