A decorrer no Altice Forum Braga, o segundo dia da Semana da Economia, terça-feira, dá palco ao Fórum Económico, sob o tema “O Impacto da Inteligência Artificial (IA) na Competitividade das Empresas”, e inaugura a Mostra Empresarial. Nessa manhã, na sede da Casais Engenharia e Construções S.A., em Mire de Tibães, celebrar-se-á também o 65.º aniversário do grupo Casais, com a presença de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga.
O Fórum Económico, a sessão de maior relevo, arrancará na tarde de terça-feira, com abertura de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga. A exposição dos dados do crescimento económico do município, sob o nome “O crescimento económico de Braga”, estará a cargo de Ricardo Rio, seguido de um debate onde se discute o tema desta sessão. No Grande Auditório Altice Forum Braga, juntam-se António Costa, diretor do ECO – Economia Online, Rafael Campos Pereira, vice-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP); António Bárbara Grilo, presidente do conselho de administração da Agência Nacional de Inovação (ANI); Jorge Pereira, principal scientific officer da Comissão Europeia; Luís Paulo Reis, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA); e Paulo Novais, coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI).
O encerramento do Fórum Económico será dirigido pelo Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, que permanecerá para a abertura da Mostra Empresarial, juntamente com o presidente do Município, a decorrer no Pavilhão de Exposições Altice Forum Braga, pelas 17:45.
A Mostra Empresarial, que poderá ser visitada entre 23 e 25 de maio, trará cerca de uma centena de empresas e entidades, disponíveis para mostrar ao público em geral o que de melhor se faz a partir de Braga ao nível da produção de conhecimento e tecnologia. “Durante as ações de dinamização promovidas e do networking associado a estas, as entidades presentes poderão partilhar informação e conhecimento, potenciando a proximidade e ligação entre os atores que integram o ecossistema empresarial desta região”, afirmou Gil Carvalho, diretor da Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga.
Para além do espaço expositivo, durante os três dias, a mostra empresarial terá um palco que será dinamizado por empresas como a InCentea, Nuboyana e APTIV, com talks e conferências. O projeto “Go To Labour” encerra este segundo dia da Semana da Economia, promovido pela Associação Empresarial do Minho em parceria com instituições do Ensino Superior da região.
A entrada é livre. Inscrições aqui.