A XVII edição do Concurso Municipal de Fotografia de Braga já tem tema. “Fontanários de Braga” é o tema deste ano, em que os concorrentes são desafiados a captar imagens alusivas às fontes, fontanários, chafarizes, tanques, nascentes, lagos, poços, aquedutos e outros imóveis similares existentes no concelho.
O concurso vai decorrer nos dias 9, 10 e 11 de outubro com o apoio dos Transportes Urbanos de Braga, que irá assegurar o transporte dos concorrentes nos vários circuitos da cidade e freguesias de Braga. Para o efeito, os concorrentes terão apenas de apresentar a câmara fotográfica que será fornecida pela Câmara Municipal de Braga.
As inscrições são limitadas a 50 concorrentes e podem ser feitas a partir do dia 7 de setembro na Fonte do Ídolo, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados das 11h00 às 17h30.
A concurso estão 1000 euros, quantia que será distribuída por quatro concorrentes (um primeiro prémio, 2 menções honrosas e um prémio especial de júri).
O concurso é promovido pelo Município de Braga, através do pelouro da Regeneração Urbana e Património, com o apoio do pelouro da Cultura e dos TUB. A iniciativa inclui, como habitualmente, a realização de uma exposição na Fonte do Ídolo.
O tema proposto visa estimular o interesse e a sensibilidade dos concorrentes em particular, dos munícipes e cidadãos em geral, relativamente ao património hidráulico que ornamenta e embeleza as praças, as ruas e os jardins da cidade e de muitos outros lugares e recantos do concelho.