Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioBragaFlorestar Braga: Alunos da Escola Alberto Sampaio plantam mais de 100 árvores...

Florestar Braga: Alunos da Escola Alberto Sampaio plantam mais de 100 árvores no Monte Picoto

© CM Braga

No âmbito do programa “Florestar Braga”, o Parque Urbano do Picoto recebeu mais uma ação de plantação desenvolvida pelos alunos da Escola Alberto Sampaio. Nesta iniciativa, que contou com a participação de 110 alunos do 10.º ano de escolaridade, foram plantados 122 exemplares de árvores ou arbustos, entre castanheiros, carvalhos e medronheiros.

O “Florestar Braga” é uma atividade de sensibilização ambiental do Município de Braga, que assinala o Dia da Floresta Autóctone, com o envolvimento da comunidade escolar, empresas, associações e Juntas e Uniões de Freguesia, com o objetivo de sensibilizar para a importância da floresta autóctone.

“Estas iniciativas de caráter prático são uma mais-valia para os alunos que poderão acompanhar o desenvolvimento das árvores plantadas realçando-se o papel das florestas e a sua importância no âmbito das adaptações às alterações climáticas”, refere Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga.

O local escolhido resulta também do facto de a Autarquia estar a controlar as espécies invasoras no Monte Picoto, nomeadamente a Cortaderia selloana (vulgo Erva-das-Pampas), com os participantes a serem sensibilizados para essa temática de forma a contribuírem para a recuperação do coberto autóctone.

Plantação de árvores e arbustos no Monte Picoto e em diversas instituições, o lançamento de “granadas” de sementes, sementeiras e exposições, são algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito do programa “Florestar Braga”.

O projeto, que vai na sua nona edição, pretende envolver a população de Braga a terem um papel ativo na plantação dos seus espaços e dos espaços envolventes. O Município oferece as plantas e dá apoio logístico para efetuarem as plantações, alertando, em simultâneo, os intervenientes para as temáticas de educação ambiental.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS