
Francisco Barbosa, flautista de Braga, vai fazer uma pequena digressão em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
Descrito por Jacques Zoon como “um dos mais interessantes artistas da sua geração”, Francisco Barbosa, irá dar masterclasses e recitais a 26 de março, na Orange County Music School, 28 e 29 de março, na Cal State University, e 30 de março, na Fried Music School.
Francisco Barbosa é flauta solo da BD Chamber Orchestra. Iniciou os seus estudos musicais com José Matos e, posteriormente, no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. Entre 2008 e 2010 estudou em Viena a convite de Wolfgang Schulz.
Concluiu a licenciatura em flauta foi Superior de Orquestra da Metropolitana, na classe de Nuno Inácio, em 2013. Estudou na Escuela Superior de Música Reina Sofia, com Jacques Zoon e Salvador Martinez Tos. Frequentou masterclasses e workshops com Emmanuel Pahud, William Bennett, Nuno Inácio, Reza Nafar, Jeff Khaner, entre outros.
Francisco Barbosa tem sido músico convidado em diversas convenções de flauta e festivais na Europa e Estados Unidos nos últimos anos.
Realizou recitais e masterclasses em Portugal, Espanha, Bélgica, Hungria, Eslováquia, Israel, e nos Estados Unidos em Nova lorque, Boston, West Virginia, Los Angeles e Las Vegas.
Em 2019 lançou o seu primeiro CD “Mozart Flute Quartets” e o segundo “Telemann Fantasias” em 2021.
Além do seu trabalho performativo, é autor da série de livros de exercícios para flauta “New Approach to the Art of Flute Playing”, com 5 volumes lançados. Em maio de 2022 estreou-se no prestigiado Carnegie Hall, em Nova Iorque.