Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoFins de Semana Gastronómicos arrancam este fim de semana na Póvoa de...

Fins de Semana Gastronómicos arrancam este fim de semana na Póvoa de Lanhoso

© CM Póvoa de Lanhoso

Começam já no esta fim de semana, com o Cozido à Portuguesa, os Fins de Semana Gastronómicos, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso preparou para 2022. “Sente-se à mesa com a gente” é o mote e o convite, num concelho que trata o turista pelo nome e não como um número.

Realçando a importância para os empresários da restauração, “que tiveram dois anos muito difíceis e que precisam, por parte da Autarquia, de iniciativas que ajudem a recuperar tudo o que não foi possível fazer e foi perdido”, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, acredita que esta proposta terá “um reflexo positivo na economia concelhia”.

Ao primeiro fim de semana, em que o Cozido está em destaque, aderiram 20 estabelecimentos de restauração. Para Frederico Castro, a adesão destes parceiros é “fundamental”. “Uma palavra de apreço para todos eles, porque tiveram abertura para cooperar com o Município e de fazer o que está ao seu alcance para que esta iniciativa seja um sucesso”, referiu.

O objetivo principal é atrair turistas nacionais e estrangeiros, em particular espanhóis da Galiza e mesmo da comunidade emigrante, em França. Visitantes que venham a pretexto dos fins de semana gastronómicos, mas que fiquem dois ou três dias, que recomendem a Póvoa de Lanhoso e que regressem. Também o alojamento adere a estes Fins de Semana Gastronómicos, com 12 empreendimentos turísticos a associar-se a esta iniciativa, oferecendo descontos de 10%.

Confessando o desejo de, no futuro, fazer evoluir os Fins de Semana Gastronómicos a outro patamar, o autarca povoense assegura que quem visitar a Póvoa de Lanhoso vai “querer repetir”. “Cada visitante que tenhamos nestes fins-de-semana vai levar uma impressão muito positiva, vai daqui satisfeito pela forma como vai ser tratado, pela gastronomia que vai encontrar, pela qualidade que vai encontrar não só nos restaurantes aderentes, mas também no comércio, nos cafés, nas pastelarias, nos bares. E vai daqui muito contente, bem impressionado, vai querer voltar e vai recomendar a Póvoa de Lanhoso”, afiança.

Para durante o ano, a Câmara Municipal está a preparar alguns eventos que sejam um complemento. “Vamos ter música, vamos ter desporto, cultura, exposições. Tudo isso está a ser planeado. O objetivo é que as pessoas sejam atraídas pela gastronomia, complementando com o alojamento, convidando as pessoas a virem à Póvoa de Lanhoso e a ficar. Mas vamos fazer coincidir, nestes fins de semana, mais atrativos”, referiu o vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves.

Até ao final do ano, os estabelecimentos aderentes apresentam as seguintes iguarias da gastronomia minhota: Cozido à Portuguesa (26 e 27 de fevereiro); Cabrito à S. José & Rochas do Pilar (18 a 20 de março); Vitela Assada (9 e 10 de abril); Senhor Bacalhau (14 e 15 de maio); Bife à Romaria (2 a 4 de setembro); Pica-no-chão (22 e 23 de outubro); e Papas de Sarrabulho & Rojões (26 e 27 de novembro). Iguarias que deverão ser degustadas juntamente com os vinhos verdes do concelho e são já vários os produtores locais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS