Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
10 C
Braga
InícioBragaFilomena Costa proposta pela Câmara para Provedora Municipal dos Animais de Braga

Filomena Costa proposta pela Câmara para Provedora Municipal dos Animais de Braga

Filomena Costa

​Filomena Costa será o nome proposto para o cargo de Provedora dos Animais de Braga na próxima Reunião do Executivo Municipal, que se realiza na segunda-feira.

“Doutorada em Engenharia Química e Biológica e exercer funções enquanto docente do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário na área das ciências matemáticas e físico-químicas, Filomena Costa está, desde 2006, envolvida ativamente na causa animal, atuando regularmente, no terreno, em resgates animais, colaborando com os programas CED (captura, esterilização e devolução) e fazendo também voluntariado como FAT (Família de Acolhimento Temporário) na promoção de adoções. É amplamente reconhecida pela comunidade pela sua ação em prol do bem-estar e da defesa dos direitos dos animais em Braga“, explica o Município.

A Autarquia acrescenta que “a juntar a esses fatores, não exerce funções em cargos de nomeação política na Câmara Municipal, nem de dirigente municipal, não é membro de órgãos de empresa municipal, funcionária municipal ou de empresa municipal; não exerce funções como fornecedora ou prestador de serviços do Município de Braga, nem tem qualquer ligação económica aos serviços municipais ou empresas municipais e não integra os órgãos sociais de movimentos associativos cujo objetivo seja a proteção da defesa dos animais”.

A criação do Provedor Municipal dos Animais de Braga decorre da “necessidade de se criar uma figura que garanta a efetiva representação dos interesses relativos ao bem-estar animal e que garanta uma maior ligação entre os munícipes, associações locais de defesa dos animais e o Município”.

Ao Provedor Municipal dos Animais de Braga pede-se que “exerça o cargo de forma independente, imparcial e autónoma em relação aos Órgãos Autárquicos, em colaboração com os serviços municipais, movimentos de cidadãos, associações, instituições ou outras entidades cujo objeto seja a proteção, o bem-estar e a defesa dos direitos dos animais e que atuem na área do Município”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS