Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.4 C
Braga
RegiãoTerras de BouroFilme sobre Vilarinho das Furnas disponível online

Filme sobre Vilarinho das Furnas disponível online

© CM Terras de Bouro

O Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, em Terras de Bouro, acolheu a exibição da película cinematográfica “Vilarinho das Furnas”, de António Campos.

A apresentação deste filme foi promovida pela Cinemateca Portuguesa numa sessão especial integrada no programa europeu “A Season of Classic Films”, da Associação das Cinematecas Europeias. Este evento contou com o apoio do projeto FILMar e da colaboração da AFURNA – Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna.

O filme foi concebido pelo realizador António Campos, sendo a sua primeira longa-metragem, e é o seu encontro com a história da aldeia de Vilarinho da Furna, no concelho de Terras de Bouro, afundada em 1971, por ordens do regime do Estado Novo, para construir uma nova barragem. O filme documenta o forte espírito comunitário da aldeia e acompanha o duro processo de evacuação forçada.

Esta sessão mereceu honras de abertura pela vereadora Municipal da Cultura, Ana Genoveva Araújo, como representante do Município de Terras de Bouro. Além de agradecer à cinemateca por este projeto que “veio enriquecer a agenda cultural do Município de Terras de Bouro permitindo a toda a comunidade poder usufruir de eventos culturais gratuitamente”, também relembrou o povo de Vilarinho da Furna, ao referir a organização comunitária em que viviam, traço que os distinguia.

A sessão foi abrilhantada pela atuação dos alunos da Escola de Música de Terras de Bouro.

A presença da Cinemateca Portuguesa continuará, entre 1 e 4 de outubro, com a organização de atividades educativas, com o objetivo de promover, junto do público mais jovem, o cinema enquanto ferramenta para o conhecimento, a aprendizagem, a cultura e o saber.

O filme ficará disponível até 4 de outubro na página digital da Cinemateca Portuguesa. Veja o filme aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES