Fiéis regressam às missas no Bom Jesus do Monte
Quinta-feira , Setembro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2584
Principal / Religião / Fiéis regressam às missas no Bom Jesus do Monte

Fiéis regressam às missas no Bom Jesus do Monte

A Basílica Do Bom Jesus do Monte retoma este sábado, 30 de maio, a celebração das Missas com a presença de fiéis. Com novas medidas de prevenção, a entrada na Basílica deverá ser feita pela porta do lado da Capela, onde estará um responsável para acolher e orientar os fiéis para os lugares a ocuparem durante a celebração.

Entre as várias medidas adotadas pela Basílica do Bom Jesus para a retoma das Eucaristias, está o uso obrigatório da máscara, que deverá ser retirada apenas no momento da receção da comunhão.

O Reitor da Basílica, o Padre João Paulo Alves, esclareceu que o Bom Jesus do Monte procurou adequar de forma mais correta e segura o acolhimento dos fiéis para participarem na Eucaristia. “No domingo sentiremos o impacto destas novas orientações aqui na Basílica. A entrada deverá ser feito pelo lado da Casa das Estampas, onde estará uma equipa de acolhimento, que irá alertar as pessoas para o uso de máscara dentro da Basílica, e a desinfetarem as mãos, onde existe um dispensador de gel desinfetante à entrada e à saída. O responsável acompanhará as pessoas aos lugares destinados. Caso uma família coabite na mesma casa, poderá ficar junta no mesmo banco durante a missa, senão as pessoas terão de cumprir a distância, que estará assinalada”, explicou o Padre João Paulo Alves.

No momento da comunhão, os fiéis que vão comungar deverão retirar a máscara e permanecerem nos seus lugares, uma vez que o Sacerdote é que irá distribuir a comunhão para evitar que haja movimento durante a Missa. “Na altura da comunhão, apenas os fiéis que vão comungar retiram a máscara. Desinfetam as mãos, comungam e voltam a colocar a máscara. Não se dirá o Amém, característico ao receber o corpo de Cristo, nem o Sacerdote dirá corpo de Cristo. O processo será feito em silencio”, realçou o Reitor.

O ofertório durante a Missa está suspenso. Quem quiser deixar oferta deverá fazê-lo nas caixas de esmolas que se encontram à entrada e saída da Basílica.

Também foi decidido prescindir da ajuda dos Acólitos durante a Eucaristia, estando apenas o Sacerdote no altar. Já os intervenientes da Missa, nomeadamente o coro e os leitores, terão um lugar destinado só para eles.

O Padre João Paulo Alves explicou que há várias Paróquias que estão a adotar a marcação de lugares para os fiéis assistirem presencialmente às Missas, mas a Basílica optou por não o fazer, uma vez que as pessoas que já não tenham lugares no interior, poderão acompanhar a Eucaristia no exterior através de um sistema sonoro que está instalado. “As pessoas chegam e, por ordem de chegada, ocupam os lugares. Quando a lotação estiver concluída, as pessoas poderão participar na Eucaristia sonoramente no exterior da Basílica, onde tem sombras. Na altura da comunhão, quem quiser comungar, o Sacerdote vai ao exterior para distribuir a sagrada comunhão. Por questões técnicas, este fim de semana não foi possível providenciar uma projeção visual no exterior da Basílica, e será unicamente através do som. No entanto, no próximo fim de semana tentaremos transmitir o som e a imagem do altar para as pessoas acompanharem a Missa. Para os fiéis que acompanham a Eucaristia no interior, peço que no final da celebração, a saída seja feita com calma, a começar pelos que estão mais próximos da porta, mantendo sempre as distâncias de segurança”, referiu o Reitor.

O Padre João Alves deixou no fim um apelo às pessoas mais vulneráveis, nomeadamente os idosos e pessoas com saúde mais frágil, para acompanharem a Missa através das transmissões na Televisão, ou optarem para assistir num dia da semana, onde há menos fluxo de pessoas.

As Eucaristias no Bom Jesus do Monte irão decorrer de segunda a sexta-feira, às 17h00, aos sábados, às 8h00, e aos domingos, às 8h00, 11h00 e 17h00.

Fiéis regressam às missas no Bom Jesus do Monte

Basílica do Bom Jesus do Monte retoma hoje as missas com a presença de fiéis.

Posted by Braga TV on Saturday, May 30, 2020

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.