
O Festival Província Sonora, organizado pela Artway, está de volta este ano e vai passar por Vila Verde, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.
Neste momento o foco do festival são os concertos do mês de julho, com passagem por Vieira do Minho nos dias 4 e 5 com o Workshop Dalila e Melissa “Era uma vez a lã”, os concertos Vespertinos com o Bando de Surunyo, o Ensemble Darcos e o Coro Ricercare, que vão acontecer na Casa de Lamas Centro Cultural, e a Desgarrada Encantada, entre outras atividades. No dia 19 de julho o festival vai passar por Vila Verde, com o Workshop e o concerto “Era uma vez a lã”, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
Este ano o festival estende-se de norte a sul, até outubro, com paragens em Vieira do Minho, Póvoa do Lanhoso, Chaves, Sardoal, Vila Verde, Setúbal e, pela primeira vez, em Badajoz (Espanha), levando consigo concertos e workshops que promovem o encontro entre tradição e criação contemporânea.
O festival é itinerante e promove o diálogo entre a música tradicional e a música erudita. É um projeto que aposta na descentralização da oferta cultural, permitindo, como nenhum outro, uma real e humana aproximação entre músicos, música e público. Os locais onde se realizam os concertos são igrejas, praças, casas da cultura, espaços ao ar livre – na natureza, potenciando as prometidas experiências únicas.
A qualidade artística está assegurada por alguns dos mais reputados músicos portugueses, como O Bando de Surunyo com música recuperada do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Miguel Borges Coelho e Daniel Moreira com música de Fernando Lopes-Graça, Ensemble Darcos, e Coro Ricercare apresentam “CANTE”, um concerto com música de Nuno Côrte-Real inspirada no Cante Alentejano; MAAT Saxophone Quartet com “Echo Rising Stars” um projeto de criação contemporânea que alerta para a problemática das alterações climáticas. O MAAT foi nomeado ECHO Rising Star em 2025/2026.
Agenda Julho
Vieira do Minho
4 de julho
- 14:00 – 17:00 – Workshop Dalila e Melissa “Era uma vez a lã”, Casa de Lamas Centro Cultural
- 17:00 – Concerto Vespertino/ Bando de Surunyo, Casa de Lamas Centro Cultural
- 18:00 – Concerto “Era uma vez a lã”, pelas pianistas Dalila Teixeira e Melissa Fontoura, Casa de Lamas Centro Cultural
5 julho
- 11:00 – Paisagem Sonora – Tecedeiros, Barragem do Ermal
- 16:30 – Concerto Vespertino / “Bach na Aldeia”, Casa de Lamas Centro Cultural
- 18:00 – Ensemble Darcos + Coro Ricercare, Casa de Lamas Centro Cultural
- 21:00 – Banda a anunciar – arruada
- 22:00 – Desgarrada Encantada – Ensemble Provinciano, Praça Dr. Guilherme Abreu
Vila Verde
19 de julho
- 16:00 – WORKSHOP Era uma vez a lã, Centro de Artes e Cultura de Vila Verde
- 21:00 – CONCERTO Era uma vez a lã, Centro de Artes e Cultura de Vila Verde