Domingo, Agosto 7, 2022
24.8 C
Braga
InícioBragaFestival Internacional de Folclore de Braga anima Praça Municipal até domingo

Festival Internacional de Folclore de Braga anima Praça Municipal até domingo

© CM Braga

“O Festival Internacional de Folclore de Braga é uma iniciativa que se afirma desde sempre como um grande sucesso na cidade de Braga. Ao longo dos próximos dias, teremos, com certeza, esta praçamunicipal cheia, com muita gente a desfrutar das atuações dos grupos folclóricos”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, assinalou, esta sexta-feira, o arranque de mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Braga.

Numa sessão repleta de simbolismo, Ricardo Rio recebeu no salão nobre dos Paços do Concelho os grupos participantes no evento, entregando fitas de participação e lembranças.

Para o autarca, o sucesso do evento é “testemunho da importância do trabalho que é feito através do folclore”. Um trabalho que “zela pela nossa cultura popular, pela nossa música, pelos nossos costumes e pela nossa identidade”. Por outro lado, este Festival tem ainda o condão de “possibilitar através da ligação dos grupos de diversos locais e até de diversos países, o encontro de culturas que é tão importante nos dias de hoje, através desta partilha de experiências, deste encontro de realidades diferentes, mas que acabam por convergir os seus objetivos”, acrescentou ainda Ricardo Rio.

Depois da sessão, os grupos folclóricos subiram ao palco para um esplendoroso espetáculo de cor, ritmo e muita alegria.

Ao todo vinte e três grupos folclóricos oriundos de sete países pisam o palco da Praça Municipal num verdadeiro hino à etnografia, à tradição e à cultura do mundo. De Portugal estão representadas cinco regiões.

Esta noite de sábado, as atuações iniciam pelas 21:45, com as presenças da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” de Braga; Pauliteiros de Miranda do Douro, Bragança; Rancho Folclórico do Cartaxo, de Santarém; Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, de Aveiro; Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa de Viana do Castelo e o Grupo Folclórico “Hélios de Figueiredo”, de Braga a encerrar.

No domingo, as atuações arrancam pelas 17:00 com o Grupo Folclórico de S. Miguel de Gualtar a abrir a festa, seguindo-se o Grupo Folclórico de Aveleda; o Rancho Folclórico do CATEL de Cunha e o Rancho Folclórico da ACR de Cabreiros.

À noite, pelas 21:00, sobem ao palco o Grupo Folclórico da Universidade do Minho; TwinArt Visual do Burundi; Ballet Folclórico Sabor Boricuade Porto Rico; Grupo Folclórico Etnográfico de Palmeira, de Braga; Grupo de Folclore MonteVerdeda Madeira e a encerrar o festival a Rusga de S. Vicente – Grupo Etnográfico do Baixo Minho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS