Quarta-feira, Maio 15, 2024
12.3 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoFestas de São José na Póvoa de Lanhoso com cartaz recheado

Festas de São José na Póvoa de Lanhoso com cartaz recheado

O ponto alto será na terça-feira com a majestosa procissão.

© CM Póvoa de Lanhoso

Folclore, cavaquinhos, um encontro de concertinas, cantares ao desafio, música popular e chegas de bois marcaram o primeiro fim de semana das Festas de S. José, na Póvoa de Lanhoso.

As festividades também contaram com a II Corrida de S. José e a Caminhada de S. José, o concurso de Pesca Desportiva, as concentrações de Motas Clássicas e de Carochas, a abertura da Exposição de “São José em Tela” e as músicas do professor Carlos para o público infantil.

Com o tempo a ajudar, os palcos da Praça Eng.º Armando Rodrigues e do Pontido com a atuação de vários artistas, as barracas dos comes e bebes em funcionamento e os divertimentos em permanente atividade, os primeiros dias de festa de S. José correram a preceito.

De entre algumas iniciativas o destaque vai para a abertura da Exposição de São José, que vai ter expostas 17 obras do Domingos Silva, um artista povoense, natural de Travassos.

Também a II Corrida de S. José, organizada pelo Município, em parceria com o Grupo Desportivo da Goma, contou com a com a participação de mais de 360 atletas. Pela primeira vez, esta prova assumiu um caráter inclusivo com a participação de cinco utentes da Assis que, com as suas cadeiras empurradas por voluntários, cumpriram a distância da caminhada, bem como dois atletas invisuais que também participaram.

O domingo começou com a concentração de cerca de 120 Motas Clássicas no Largo António Lopes e, os Carochas, por seu lado, aglomeraram-se no Espaço da Feira Semanal, sendo mais de 90 os exemplares que puderam ser admirados por todos quantos passaram por aquele espaço.

Mais uma vez, o Parque do Pontido foi o local escolhido para a realização das chegas de bois de São José.

A tarde de domingo contou ainda, além das várias atuações previstas, com a estreia do Grupo de Cantares do Cancioneiro Minhoto, que conta com mais de 70 elementos.

© CM Póvoa de Lanhoso

O São José tem como ponto diferenciador também a gastronomia, sendo o Cabrito à São José o prato mais procurado por estes dias. Foram 28 os restaurantes povoenses que aderiram à iniciativa e que apresentaram nos seus cardápios esta tradicional iguaria e, como sobremesa, as Rochas do Pilar. No dia mais importante das festas, terça-feira, dia de São José, é ainda possível saborear este prato tradicional.

Neste dia, o mais marcante das festas, realiza-se a procissão de São José, na qual irão participar 33 andores, representando as paróquias e os patronos das instituições locais, enfeitados com flores naturais, numa mensagem de boas-vindas à primavera que se aproxima.

No cartaz consta ainda o Festival Jovem, com a presença de Mundo Segundo & Sam The Kid, DJ Kardo, Padre Guilherme e DJ EAZY, agendados para sábado à noite, no Parque do Pontido.

A finalizar a edição deste ano do São José, no dia 24 de março, pelas 15:00, haverá o Cortejo Histórico de São José “Abril: passado, presente e futuro”, evento que também faz parte do programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. Os 21 carros alegóricos preparados pelas freguesias vão contar e retratar momentos que fazem parte da história recente do país e que tem na Revolução dos Cravos e na democracia a mais alta inspiração, estimando-se que sejam perto de 600 os figurantes envolvidos nesta iniciativa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES