Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.7 C
Braga
RegiãoCelorico de BastoFesta das plantas aromáticas e medicinais a decorrer em Celorico de Basto

Festa das plantas aromáticas e medicinais a decorrer em Celorico de Basto

VILL’AROMÁTICA decorre até este domingo.

© CM Celorico de Basto

Arrancou esta sexta-feira e decorre até este domingo a festa das plantas aromáticas e medicinais de Celorico de Basto.

“Esta iniciativa pretende esclarecer e informar a nossa comunidade e quem nos visita para as propriedades culinárias e terapêuticas de muitas ervas, muitas das quais que consideramos daninhas. Conhecê-las e dar-lhes o devido uso, seja na alimentação ou como remédios naturais, pode trazer muitos benefícios para a saúde”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal, na abertura desta iniciativa.

O autarca reforça que “tudo o que possa ser benéfico para o bem-estar das nossas populações deve ser engrandecido e tudo o que priorize a sustentabilidade, como o uso eficiente dos recursos existentes e as práticas sustentáveis, devem e têm que ser priorizados não apenas para proteger o ambiente mas para a promoção de uma sociedade mais justa e uma economia mais robusta e sustentável”.

As plantas aromáticas podem ser cultivadas em casa, em jardins ou vasos, mas também em grandes extensões de terrenos, numa perspetiva empreendedora de rentabilidade económica. Esta VILL’AROMÁTICA visa também promover este interesse e despoletar o crescimento económico nesta área de desenvolvimento sustentável.

Os presentes poderão desfrutar do mercado Sabores&Aromas, um mercado com gastronomia, cocktails, doçaria e artesanato, e patente ao público durante os três dias da edição do certame. Podem visitar o espaço aromoterapia e outras terapias naturais, assistir à peça de teatro “Remédio milagroso” do GTC & Convidados e à atuação do grupo de cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes.

Este e domingo, muitas das atividades são de inscrição prévia, mas o espaço de exposição, o mercado de Aromas&Sabores e as atividades culturais/musicais são de entrada livre.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES