Quinta-feira, Junho 17, 2021
19.5 C
Braga
InícioCulturaFeira do Livro de Braga regressa este ano em formato físico

Feira do Livro de Braga regressa este ano em formato físico

CM Braga

A Feira do Livro está de volta a Braga e em formato físico. Depois de no ano passado se ter concretizado em formato digital, o certame, que junta livreiros e alfarrabistas, realiza-se de 9 a 25 de julho no Altice Forum Braga e também terá vendas online.

Para Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, o regresso ao formato físico “é um sinal de esperança para a cultura, uma vez que irá permitir que livreiros e alfarrabistas possam retomar, em parte, a sua atividade ajudando na urgente recuperação deste setor. A Feira do Livro é a maior iniciativa literária do município de Braga sendo determinante para a valorização do livro, da literatura e dos seus autores, uma das apostas estratégicas que temos vindo a desenvolver. Com o seu programa cultural teremos diversas oportunidades para abrir espaços e momentos à reflexão e à imaginação, apoiando a formação de novos e melhores leitores e consolidando Braga como uma cidade de leitura”.

Preparada para decorrer num espaço fechado com fluxos controlados, devido às restrições associadas à pandemia da Covid-19, a Feira do Livro terá como epicentro o pavilhão do Altice Forum Braga. “Optámos por avançar com a feira neste recinto por ser um espaço que possibilita o controlo da lotação dos visitantes no certame, já que nas ruas onde estava prevista será praticamente impossível gerir o fluxo de pessoas”, destaca Carlos Silva, administrador da InvestBraga.

O responsável da InvestBraga realça que os livreiros e alfarrabistas de Braga terão, de forma a incentivar o seu envolvimento na feira, condições preferenciais de acesso a espaços de exposição. “Queremos envolver os comerciantes de Braga, dando-lhes condições para que possam participar na feira­. Estamos ainda a trabalhar numa solução que possa levar a Feira do Livro de Braga e os seus expositores para o digital, através da criação, à semelhança do que aconteceu em 2020, de lojas online dedicadas à Feira do Livro de Braga”, reforça.

Com um programa cultural rico, que conta com a produção executiva da Booktailors/The Book Company, a Feira do Livro de Braga tem como mecenas a dstgroup e envolverá ainda parceiros como a ZET Gallery, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a Rede de Bibliotecas de Braga, o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, entre outras entidades.

Para José Teixeira, presidente da dstgroup, “esta feira é já emblemática e o regresso ao formato presencial servirá para voltar a aproximar os bracarenses da cultura literária”. Remata que “nunca como hoje o investimento na cultura foi tão importante. É em momentos limite que a cultura e a sua ferramenta mais poderosa, a leitura, fazem a diferença. Apoiaremos esta Feira do Livro como se fosse a primeira Feira do Livro, com entusiasmo e expectativa”.

A30.ª edição da Feira do Livro de Braga é um dos eventos em destaque na programação da Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico e pretende afirmar Braga como cidade leitora.

Toda a programação da Feira do Livro de Braga poderá ser consultada aqui.

Livreiros e Alfarrabistas continuarão a ter espaço de venda online

Dando sequência ao trabalho iniciado em 2020, a Feira do Livro de Braga irá continuar a manter a sua presença no digital, possibilitando que os livreiros e alfarrabistas tenham um espaço de venda online, numa extensão dos seus pontos de venda físicos no certame literário. “Quisemos manter a dinâmica criada em 2020, apoiando os expositores na digitalização dos seus negócios através da manutenção das lojas digitais”, reforça Carlos Silva.

Sinopse da Feira do Livro de Braga

O tema desta edição será dedicado aos Lados B da Cultura — das tendências mais inovadoras, às figuras que romperam fronteiras e tabus, até aos temas que continuam afastados do destaque necessário.

Serão especialmente evocadas quatro personalidades distintivas da história e da cultura de Braga que têm em comum a necessidade de terem cortado com o estabelecido e o ortodoxo.  A partir da poesia de Sebastião Alba, da inovação de António Variações, da confrontação do Eu com o mundo da obra de Maria Ondina Braga, do olhar muito particular sobre o quotidiano bracarense de José Veiga, mostrar-se-á uma cidade de Braga como um exemplo dessa atração pelo Lado B.

O programa da Feira do Livro também fará uma viagem de encontro no espaço da Euro Região, dando um destaque especial às expressões literárias e musicais do Noroeste Peninsular com um conjunto diferenciado e abrangente de propostas culturais. A programação integrará diferentes workshops, masterclasses e espetáculos musicais e teatrais, além das já tradicionais atividades direcionadas ao público infantojuvenil, de apresentações de livros, de entrevistas de vida a autores consagrados e de mesas de debate em que abordará os diferentes lados B – dos escritores, da narrativa, das obras, da ficção e da não ficção e da tradução.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS