Feira do Livro de Braga muda-se para o Centro Histórico
Terça-feira , Outubro 27 2020 Periodicidade Diária nº 2617
Principal / Cultura / Feira do Livro de Braga muda-se para o Centro Histórico

Feira do Livro de Braga muda-se para o Centro Histórico

Lídia Jorge, Frei Bento Domingues, Joana Amaral Dias, João Tordo e Pedro Marques Lopes são alguns dos autores que vão passar pela Feira do Livro de Braga, que se realiza entre os dias 29 de junho e 15 de julho. Este ano, o certame realiza-se em pleno Centro Histórico, fazendo do Largo S. João do Souto e das ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches uma verdadeira Alameda Literária.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, a nova localização surge na sequência das diversas avaliações efetuadas pela organização em parceria com os livreiros. “Acreditamos que esta será uma aposta acertada para que livreiros e público possam usufruir em pleno desta Feira do Livro”, explicou a vereadora, na apresentação do certame, que decorreu hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com uma programação eclética, pensada para todo o tipo de público, a Feira do Livro é organizada pela Câmara Municipal de Braga e pela InvestBraga, com produção executiva a cargo da ‘Booktailors’, com o apoio do grupo dst, da Universidade do Minho, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Fundação Cupertino de Miranda e Museu Nogueira da Silva.

Este ano, a Feira do Livro apresenta-se com quatro exposições das quais se destacam as ilustrações de Paulo Galindro, Pedro Vieira e Vasco Gargalo. Já a Casa dos Crivos terá patente ao público a exposição “A Origem das pequenas Invenções” de Mário Cesariny, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, enquanto no Jardim de Santa Bárbara estarão expostas ‘Poéticas Visuais’ do escultor Francisco Simões.

A par das 26 apresentações de livros, o ‘Espaço Fórum’ da Feira do Livro vai acolher entrevistas de vida com Frei Bento Domingues e Lídia Jorge, às quais se juntam masterclasses dirigidas por Rodrigo Moita de Deus, Rui Tavares e Zita Martins.

O programa inclui mesas de debate sobre as Religiões e o Livro, a Literatura no debate político, ou a influência da vida na ficção, conversas que reunirão figuras como Ana Maria Magalhães, Cristina Norton, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Camarneiro ou Sérgio Abrantes Mendes.

Conversas-Concerto para os mais novos

A Feira do Livro terá ainda uma programação dirigida aos mais novos, com destaque para o ciclo de conversas/concerto intituladas ‘Conta-me Histórias’ que irá decorrer no Largo S. João do Souto e que contará com Miguel Araújo, Mafalda Veiga, Capicua e Simone de Oliveira.

O mecenas cultural DST também enriquecerá o programa cultural da Feira do Livro, com a entrega do XXIII Grande Prémio de Literatura DST, no dia 29 de junho, no Theatro Circo, e com mais 14 horas de programação em espaço próprio no recinto da feira.

O arranque da feira fica ainda marcado pela cerimónia de entrega do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, numa cerimónia agendada para o dia 29 de junho, às 18h30, no Museu Nogueira da Silva.

O programa completo da Feira do Livro de Braga pode ser consultado em: https://goo.gl/y3oghi.