Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
10.1 C
Braga
InícioBragaFarricocos vão soar matracas no centro de Braga na Quinta-Feira Santa 

Farricocos vão soar matracas no centro de Braga na Quinta-Feira Santa 

© Ricardo Rio

A Quinta-Feira Santa, no dia 6 de abril, vai ser assinalada em Braga com a visita do grupo de Farricocos da Santa Casa da Misericórdia por várias ruas do centro histórico da cidade.

O grupo vai soar as “matracas”, após o silenciamento dos sinos, lembrando aos fiéis a confissão e penitência, encaminhando-os para a Procissão do “Ecce Homo”, que será realizada nessa noite, às 21:30, com saída da Igreja da Misericórdia.

De acordo com a Comissão da Semana Santa de Braga, “esta era origem pagã, um grupo de mascarados que percorriam as ruas, anunciando a passagem dos condenados e relatando os seus crimes”. 

Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia, explicou que “o grupo de farricocos que irão percorrer as ruas de Braga na Quinta-Feira Santa recorda-nos a figura irónica dos farricocos ou fogaréus, evocando a memória dos antigos penitentes expulsos que com as suas matracas chamavam os irmãos para assistir à procissão da noite do ‘Ecce Homo’. Esta figura tornou-se um dos ícones da Semana Santa”.

Leia o programa aqui.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES