Terça-feira, Maio 21, 2024
14 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Ymotion quase a dar o pontapé de saída para a 9.ª...

Famalicão: Ymotion quase a dar o pontapé de saída para a 9.ª edição

© CM Famalicão

É já no próximo dia 6 de maio que o Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão dá o pontapé de saída para mais um open call. A 9.ª edição do festival será apresentada no Museu Bernardino Machado, pelas 18:15, e marca também o início do período de inscrição de curtas-metragens na competição do festival, que decorre até dia 13 de outubro.

No dia 6 de maio, vai acontecer a inauguração da exposição ‘Cartazes do Cinema Português’, desenvolvida por estudantes de Design da Escola Superior de Media Artes e Design (Instituto Politécnico do Porto), pelas 17:30; seguindo-se a apresentação do júri e linhas gerais da  9.ª edição do festival, pelas 18:15, no mesmo espaço; e, logo depois, às 18h30, haverá um debate em torno da temática ‘O futuro é o presente do cinema’, envolvendo o painel de jurados da competição, sob moderação do comissário do Ymotion, Rui Pedro Tendinha.

O dia termina no Classe Bar com a projeção de curtas-metragens, com curadoria da professora universitária Maria João Cortesão, no jardim do espaço, pelas 22:00, seguido de After Party, com entrada sujeita às condições do espaço.

De 6 a 12 de maio, decorrerá o Ciclo Formativo no Centro de Estudos Camilianos e em escolas famalicenses, com sessões alusivas a temas como: cinema de animação, cinema documental, argumento, acting para cinema e realização cinematográfica, uma dinâmica habitual do festival.

Recorde-se que o Ymotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade, e consolidando Famalicão como a ‘Capital do Cinema Jovem de Portugal’.

Na edição de 2022, ‘2020: Odisseia no 3º Esquerdo’ (2021), curta-metragem realizada por Ricardo Leite, foi a grande vencedora do Grande Prémio Joaquim de Almeida. Paralelamente ao concurso de curtas-metragens, desenvolve, ao longo do ano, atividades formativas e educativas, dirigidas, principalmente, a estudantes de multimédia e cinema.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES