Quarta-feira, Maio 31, 2023
19.9 C
Braga
spot_img
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão vai ter novo parque verde com 10 hectares

Famalicão vai ter novo parque verde com 10 hectares

© CM Famalicão

O executivo municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou a delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, no lugar dos Queimados, para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar de São-Miguel-o-Anjo, a infraestruturação de uma área destinada à habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, a criação de um novo parque verde urbano e a plantação de mais de 3 mil árvores.

A área delimitada conta com um total de 20 hectares e abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos.

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para a apresentação de candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros e um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas USF vai custar cerca de 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro superior a 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro dedicado ao minigolfe.

O espaço alvo de intervenção terá uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.

Tem também prevista a plantação de mais de três mil espécies autóctones em três áreas de plantação distintas com um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.

A delimitação de unidades de execução consiste na fixação em planta cadastral dos limites físicos da área a sujeitar a intervenção urbanística.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES