Domingo, Setembro 25, 2022
13.9 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão vai reforçar espaços comunitários em Landim

Famalicão vai reforçar espaços comunitários em Landim

© CM Famalicão

O Largo Dr. Fonseca Monteiro, em Landim, Famalicão, espaço onde se realizam as principais festas da comunidade landinense, e o Parque das Searas, são dois dos locais que estão a sofrer melhorias na freguesia. Alavancar a qualidade de vida dos landinenses, por via de intervenções nos espaços coletivos, que permitam melhorar o bem-estar coletivo, é uma das prioridades verificadas aquando a visita do presidente da Câmara Municipal à freguesia de Landim, na passada terça-feira.

Mário Passos calcorreou a freguesia, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia, Avelino Silva, bem como restante executivo, com quem trocou impressões e se inteirou das principais necessidades infraestruturais e sociais da localidade, do qual se destacam as valências lúdico-comunitárias.

Conhecido pelas romarias, atividades e festas que alberga, o Largo Dr. Fonseca Monteiro é um espaço vital para a dinâmica comunitária, e já sofreu obras de reabilitação na parte baixa, que contaram com um investimento municipal na ordem dos 51 mil euros, estando a ser projetada a intervenção na zona alta, junto à Capela de São Brás.

Já os espaços de lazer direcionados para a prática desportiva e atividade lúdica, também foram uma das questões analisadas durante esta visita de trabalho no âmbito da Presidência de Proximidade.

Reforçar o Parque das Searas com equipamentos de fitness e reequipar o seu parque infantil, bem como o alargamento das zonas de lazer e criação de novas em outros pontos da freguesia, são algumas das ações em cima da mesa e que foram, de igual modo, partilhadas com o líder do executivo municipal durante a reunião pública com representantes da comunidade landinense.

Na reunião pública que aconteceu ao final do dia, na Junta de Freguesia de Landim, também foram abordados temas como a dificuldade de captação de dirigentes para as estruturas associativas e grupos informais, e a importância de rever as condições logísticas inerentes a estas.

“A população tem reivindicado mais espaços para conviver, relaxar e praticar exercício físico. Algo imperativo para a sua qualidade de vida e sentido de comunidade” realça o edil. “Os espaços de usufruto coletivos existentes no concelho estão a ser alvo de reestruturações e reforço de equipamentos, e estamos a projetar a criação de novos, um pouco por todo o concelho, por forma a darmos resposta a esta necessidade imperativa dos cidadãos”, esclarece Mário Passos.

Recorde-se que o programa Presidência de Proximidade visa aproximar os cidadãos do líder do executivo, numa filosofia de presidência «além portas», buscando opiniões e contributos da população, num exercício de gestão municipal aberta e inclusiva.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS