Segunda-feira, Junho 14, 2021
25.6 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: União das freguesias de Seide em ritmo de obras

Famalicão: União das freguesias de Seide em ritmo de obras

CM Famalicão

O Largo da Senhora do Parto, localizado bem no centro de Seide São Paio, em Famalicão, vai beneficiar de um conjunto de obras de reabilitação que tornarão este espaço mais agradável e atrativo, transformando-o num verdadeiro cartão de visita da freguesia.

O emblemático espaço foi um dos locais visitados esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, em mais uma visita efetuada no âmbito roteiro que o autarca está a promover pelo território.

Acompanhado pelo vereador das freguesias, Mário Passos, e pelo presidente da União das freguesias de Seide, Tomás Sousa, o edil de Famalicão percorreu vários locais, atestando a obra feita.

As obras de ampliação e modernização do cemitério de Seide São Miguel deverão abranger ainda uma intervenção na Casa Mortuária ao nível das instalações sanitárias e espaço envolvente. “É uma necessidade urgente da freguesia e que deverá avançar para o terreno nos próximos tempos”, salientou o presidente da Junta da União de Freguesias.

Em relação à obra feita, Tomás Sousa destacou “o grande investimento” realizado nos últimos anos na cobertura do saneamento básico. “Neste momento, podemos orgulhar-nos do investimento realizado na qualidade de vida da população, sendo que em São Miguel estamos muito próximos dos 100 por cento em termos de cobertura de saneamento e em São Paio estamos quase nos 90 por cento”, referiu.

Outra das apostas em Seide foi a recuperação e melhoramento da rede viária e das acessibilidades. Neste campo, destaque para a conclusão da intervenção na Rua da Boavista, uma via central de acesso à Junta de Freguesia. Referência ainda para as obras na Rua dos Emigrantes, cuja primeira fase está praticamente concluída.

Em fase de conclusão está também a criação do novo acesso ao Centro de Estudos Camilianos, projetado pelo arquiteto Siza Vieira, e que oferecerá aos visitantes uma nova entrada mais ampla,percorrida entre jardins mesmo diante da Casa do Nuno, a residência do filho de Camilo Castelo Branco, onde o escritor chegou a habitar numa fase final da sua vida. A criação da nova entrada representa a conclusão do projeto de Siza Vieira que, para além da construção do Centro de Estudos, envolveu um plano global de valorização do espaço camiliano, com o arranjo urbanístico do Largo de Camilo, construção do Centro Social e Paroquial, requalificação da igreja paroquial e adaptação da Casa do Nuno a sede da Junta de Freguesia.

A terra de Camilo está assim “na rota do progresso e do desenvolvimento” como afirmou Paulo Cunha, no final da visita. O autarca mostrou-se “muito satisfeito com a qualidade de vida evidenciada em Seide e com os projetos para o futuro”.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS