Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
8.9 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão tem Centro de Controlo Urbano Inteligente

Famalicão tem Centro de Controlo Urbano Inteligente

© CM Famalicão

Vila Nova de Famalicão deu um salto para a afirmação digital do concelho com a apresentação da Smart City Famalicão, uma plataforma de inteligência urbana, desenvolvida em parceria com a NOS, que agrega as ferramentas de gestão inteligente do município.

Incluida no projeto B-Smart Famalicão, a nova plataforma materializa-se num Centro de Controlo Urbano, que processa, analisa e compara informação recolhida através dos dispositivos de sensorização presentes na cidade, informação autárquica diversa carregada pelos serviços municipais e informação integrada a partir de instituições nacionais e de ferramentas tecnológicas universais.

É possível, por exemplo, verificar e comparar dados de sinistralidade e de Proteção Civil no concelho de Famalicão, intervenções municipais efetuadas no território ao longo dos anos nos mais variados domínios, como, por exemplo, intervenções em ninhos de vespas asiáticas, as queimas realizadas no concelho devidamente autorizadas, entre muitos outros dados passíveis de serem consultados e analisados.  É possível ainda  perceber a distribuição e localização precisa da rede de ecopontos espalhada no concelho e a rede de saneamento e de água que percorre o município.

A ferramenta, que está disponível para consulta pública a partir do portal do Município ou através da App Famalicão Your Place, monitoriza e disponibiliza assim ao cidadão um conjunto vasto de indicadores urbanos no concelho num exercício de grande transparência e de utilidade pública, facilitando ao mesmo tempo respostas institucionais em áreas como a gestão autárquica, a proteção civil, a higiene pública, a mobilidade e outras, permitindo a ativação dos serviços necessários para fazer frente às ocorrências.

Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, fala  “numa nova janela que se abre sobre Vila Nova de Famalicão, um novo modelo de abordagem concelhia com informação útil para a gestão municipal e necessária para as pessoas”. O autarca destaca, os ganhos “ao nível da transparência, participação e inovação” que a Smart City vem dar ao concelho.

A plataforma é uma realidade dinâmica e o seu potencial vai permitir no futuro à autarquia controlar os principais elementos que integram as funções da cidade, nomeadamente o ambiente, iluminação pública, segurança, trânsito, vias de comunicação, parques de estacionamento, entre outras infraestruturas, numa visão 360º da cidade.

A inauguração do Centro de Controlo surge após o recente lançamento da aplicação móvel desenvolvida para aproximar os cidadãos da autarquia e facilitar o acesso aos serviços municipais.  Designada  Famalicão Your Place, esta app é uma das iniciativas inseridas no âmbito da visão da autarquia famalicense para uma cidade inteligente. O novo Centro de Controlo é um elemento central no desígnio do Município em se tornar cada vez mais eficiente na gestão do território e dos serviços disponibilizados ao cidadão.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS,  que marcou presença na apresentação pública do evento “a disponibilização desta nova plataforma inteligente posiciona Vila Nova de Famalicão como um município mais inovador e conectado, uma verdadeira cidade inteligente”.

Com esta parceria e esta ferramenta, Vila Nova de Famalicão soma-se a cidades como Albufeira, Lagoa, Matosinhos, Moita e Oeiras onde estão a ser implementadas soluções de sensorização para recolha de dados em áreas como a iluminação pública inteligente, videovigilância, telegestão de redes de água, rega inteligente e recolha de lixo. Em todas estas cidades, a informação é agregada e trabalhada numa Plataforma de Inteligência Urbana, que consiste num centro de gestão integrada da cidade.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS