Segunda-feira, Outubro 3, 2022
16.6 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão reforça relação de amizade com Givors

Famalicão reforça relação de amizade com Givors

© CM Famalicão

Famalicão e Givors, na França, renovaram a relação de cooperação que existe desde 1992. A assinatura do Acordo de Renovação da Carta de Amizade entre os dois municípios aconteceu no passado sábado, 17 de setembro, na cidade francesa.

Este acordo de renovação acontece precisamente no ano em que se assinalam os 30 anos da relação de geminação entre os Municípios de Vila Nova de Famalicão e de Givors.

A cerimónia oficial contou com a presença do vereador das Relações Internacionais, Augusto Lima, em representação do executivo municipal, e do Presidente da Câmara Municipal de Givors, Mohamed Boudjellaba, que refirmaram esta relação de amizade transfronteiriça.

Refira-se que este Acordo de Geminação tem sido concretizado, ao longo das últimas décadas, por via de diversas atividades implementadas no quadro de cooperação entre as duas cidades.

A assinatura deste acordo está associada à comemoração das Jornadas Europeias do Património, que decorreram nos dias 17 e 18 de setembro em França, onde também se inseriu a inauguração, no dia 17, da exposição do projeto TEAR – Territórios Artísticos, desenvolvido pel’A Casa ao Lado, em parceria com diversas entidades, entre as quais, o Município de Vila Nova de Famalicão e a Comissão Nacional da UNESCO, estando patente na Igreja de Saint Nicolas, em Givors, durante o período de um mês.

A instalação desta exposição na cidade francesa, que envolve peças criadas com alunos dos agrupamentos de escolas Camilo Castelo Branco, Ribeirão, D. Sancho I, Pedome e Gondifelos, representa a interligação entre a comunidade escolar, a arte e a indústria têxtil famalicense, num gesto que leva o nosso património industrial além-fronteiras, cimentando a marca de Famalicão, como a Cidade Têxtil de Portugal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS