Famalicão recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, a Bandeira Verde XXI, uma distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) que reconhece as boas práticas de desenvolvimento sustentável adotadas pelos municípios portugueses.
A cerimónia de entrega da distinção aconteceu ontem, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras, com a presença do vereador do Ambiente, Hélder Pereira, em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
De um total de 66 candidaturas apresentadas à ABAAE, foram distinguidos cerca de 59 municípios, sendo Vila Nova de Famalicão um dos contemplados com a bandeira verde.
A autarquia famalicense foi reconhecida como um eco município com base numa avaliação suportada por 21 indicadores de sustentabilidade local assentes em torno de áreas como: Promoção da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Alterações Climáticas; Transparência, Digitalização e Conectividade; Ordenamento do Território; entre outras.
O programa ECOXXI é coordenado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, e visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios, no que respeita à educação para a sustentabilidade e a qualidade ambiental.