A partir da próxima segunda-feira, 19 de abril, todos os processos urbanísticos do Município de Vila Nova de Famalicão terão de ser submetidos online, através do novo balcão de atendimento digital, uma ferramenta destinada a profissionais do setor que permitirá a instrução de processos de obras, o seu acompanhamento, o esclarecimento de dúvidas e a sua atualização sempre que necessário.
Para ajudar os utilizadores a efetuar o seu registo na plataforma e explicar eventuais dúvidas, o município de Famalicão vai promover uma sessão de esclarecimento, segunda-feira, 19 de abril, pelas 10h00, através de um webinnar na plataforma ZOOM. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição até às 23:59 horas do dia 18 de abril através do e-mail [email protected], com indicação do nome e email do participante.
Particularmente dirigido aos profissionais do sector, nomeadamente aos gabinetes de projetos e aos técnicos da área, o novo balcão de atendimento digital do urbanismo vem facilitar e simplificar o acesso aos serviços municipais de uma área marcadamente técnica sem prejuízo do rigor administrativo necessário e em benefício da uma maior transparência municipal.
O acesso ao Atendimento Técnico do Urbanismo via digital faz-se a partir do Portal do Município, na área Residentes, Balcão Virtual.
Depois de um registo simples, o utilizador pode efetuar os seus pedidos, carregar documentos, preencher formulários e submeter processos, trocar mensagens e ver o histórico das suas ações. Esta área de atendimento virtual do Urbanismo junta-se ao atendimento geral virtual do Balcão Único que está disponível no mesmo endereço eletrónico e permite o acesso dos cidadãos a documentação, ao acompanhamento dos seus processos e ao histórico das comunicações trocadas com o município. A plataforma digital de atendimento geral do município já é utilizada regularmente por perto de mil utilizadores registados.
“Esta crescente evolução e desenvolvimento do atendimento digital do município representa a aposta do município na modernização dos serviços administrativos autárquicos, adaptando-os aos tempos modernos e aproveitando as novas tecnologias para simplificar a vida das pessoas e o trabalho dos próprios funcionários municipais”, refere o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. “A estes ganhos, já de si importantes, acresce o aumento da transparência do rigor administrativo municipal”, acrescenta
Com a implementação da plataforma de submissão em matéria de Urbanismo, foram atualizados os modelos de requerimentos em função do tipo de operação urbanística, foram criadas listas de verificação de apoio à instrução dos pedidos, novos documentos anexos de apoio, minutas de termos de responsabilidade e declarações e procedeu-se à atualização do Manual de Apoio à submissão eletrónica.