Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
8.5 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão promove "Praça Circular" com cerca de 20 atividades

Famalicão promove “Praça Circular” com cerca de 20 atividades

CM Famalicão

Praça Circular é o novo projeto promovido pela Praça – Mercado Municipal de Famalicão, que vai decorrer entre 17 de setembro e 13 de novembro e envolve a realização de cerca de duas dezenas de atividades, tendo em vista a consciencialização de públicos para a produção e consumo sustentáveis 

Todas as iniciativas destinadas à comunidade são de inscrição gratuita e obrigatória através do e-mail [email protected].

De caráter teórico-prático, as oficinas promovem a reutilização e reintegração de materiais e são realizadas em parceria com Projeto Upcycling Projects, Projeto Faz – Refaz (de cariz social) e a Associação Famalicão em Transição. Pensadas para públicos distintos (crianças, seniores e população em geral), assentam numa visão partilhada de que qualquer resíduo é um novo recurso, que pode ser trabalho com criatividade e transformado num novo produto.

As primeiras oficinas realizam-se já na próxima sexta-feira, 17 de setembro, pelas 10:00 e pelas 15:00. A primeira destinada ao público sénior é dedicada à Construção de Um Candeeiro com Panos de Crochet e a segunda, destinada às crianças, tem como tema a Construção de Teatro de Sombras.

O público Sénior conta ainda com a oficina para a Construção de um relógio com Disco de Vinil, no dia 1 de outubro, pelas 10:00. Neste dia pelas 15:00, decorrem Momentos Criativos, destinados às crianças.

Para publico geral estão agendadas as oficinas para a Transformação de pequeno mobiliário, no dia 18 de setembro, pelas 15h00. Construção de candeeiro com resíduos Verdes, no dia 25 de setembro, pelas 15h00 e o ReUse – Oficina de costura sacos de compras e sacos de pão, no dia 9 de outubro, pelas 15h00 e ReUse – Troca o Descartável pelo Reutilizável, a 16 de outubro, pelas 15h00.

Serão ainda promovidos espaços de capacitação e valorização de desperdícios alimentares. Estas iniciativas serão dinamizadas em parceria com Sara Oliveira (Terapeuta de Medicina Chinesa e Naturopatia, autora do Livro: saudável sem desperdício) e Cristina Ferreira (responsável pela formação em agricultura biológica do projeto Horta à Porta (LIPOR) e apresentadora de rubricas no Porto Canal e RTP 1). Os Workshops decorrem nas seguintes datas: “Desperdício Alimentar – Compotas Sustentáveis” a 24 de setembro, pelas 15:00. “Desperdício Alimentar – Saudável e sem Desperdício a 2 de outubro, pelas 15:00; “Desperdício Alimentar – Sopa sem Desperdício” a 8 de outubro, pelas 10:00 e “Desperdício Alimentar – Desperdício Doce” a 15 de outubro, pelas 10:00. 

O projeto conta com oficinas práticas destinadas à reparação de pequenos eletrodomésticos em parceria com a Escola Profissional CIOR, cujo objetivo é a promoção de hábitos de reparação em substituição à compra de novos equipamentos, evitando assim o consumo ou compra de novos equipamentos. Esta iniciativa realiza-se a 22 de outubro, pelas 10:00 e é destinada ao público em geral.

Oficinas práticas de capacitação para a elaboração de alguns produtos de higiene pessoal e higiene doméstica, com base em componentes naturais que pretendem reduzir o consumo de produtos químicos de síntese e capacitar para a própria produção são outras das iniciativas a realizar. Estas oficinas serão realizadas em parceria com a Associação Famalicão em Transição e com Ângela Plácido “Atreve.te.a.ser.feliz”:. As oficinas Do It Yourself – Detergentes Sustentáveis e Do It Yourself – Higiene e Cosmética Natural decorrem nos dias 30 de outubro, pelas 15:00 e 5 de novembro, pelas 10:00, respetivamente.

O projeto tem ainda espaço para Oficinas de Compostagem, onde se pretende capacitar e incentivar a comunidade ao reaproveitamento dos resíduos orgânicos, para uso em pequenos espaços de cultivo, fomentando a valorização da fração biodegradável dos resíduos domésticos, a redução da carga poluente e o espaço disponível para a deposição em aterro. As oficinas serão dinamizadas em parceria com os projetos locais da Reciclagem Orgânica e Revolução da Minhocas. As oficinas “Fertilização Natural – Vermicompostagem” e “Fertilização Natural – Compostagem” realizam-se no dia 23 de outubro, pelas 15:00, e no dia 29 de outubro, pelas 10:00 respetivamente.

O projeto culmina com a promoção da exposição “InspirAção Circular”, que ficará patente entre 8 e 28 de novembro. A mostra pretende ser um momento de inspiração para a circularidade na comunidade, onde a conceção, concretização e conteúdos serão criados e desenvolvidos com parceiros, empresas e projetos locais que promovem e trabalham a economia circular. A exposição será “construída” com todos estes parceiros, que terão a oportunidade de divulgar os seus produtos e serviços, assentes na temática da circularidade. Para além da exposição de projetos, produtos e serviços da temática, serão também partilhados os vários momentos do projeto, em imagens e produtos, que resultam da ação anterior, fomentando assim o conhecimento obtido e potenciado a valorização da economia circular no nosso território. 

Para acompanhar a exposição de forma digital, será elaborado um storytelling de todos os produtos expostos, com a identificação, os princípios da circularidade na sua criação, os seus criadores e onde podem ser encontrados. 

Do programa do projeto faz ainda parte o webinar: inspiração circular que irá decorrer no dia 13 de novembro, pelas 15:00.

Refira-se que a Praça Circular é um projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 — Produção e Consumo Sustentáveis, e tem como principais objetivos a promoção de uma economia mais circular e a valorização da produção e consumo mais sustentáveis.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS