Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão lança aplicação para aproximar cidadãos e facilitar acesso aos serviços

Famalicão lança aplicação para aproximar cidadãos e facilitar acesso aos serviços

CM Famalicão

Os famalicenses já podem agendar uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, adquirir bilhetes para os espetáculos da Casa das Artes, iniciar um processo de adoção de um animal, requisitar livros da biblioteca Camilo Castelo Branco ou ainda comunicar o serviço da leitura da água ou solicitar a recolha de monstros domésticos. Agora tudo isto e muito mais está à distância do telemóvel, com a nova aplicação “Famalicão You Place”, já disponível para IOS e Android.

O inovador serviço municipal, que contribui para a afirmação de Vila Nova de Famalicão como uma Smart City, foi apresentado esta terça-feira, em conferência de imprensa realizada através da plataforma Zoom.

Para Paulo Cunha, presidente da autarquia, “esta ferramenta é um símbolo de modernidade e inconformismo que vem possibilitar uma maior aproximação aos cidadãos e responder aos seus anseios”.

“A Câmara Municipal deu este passo, convicta de que está a prestar um bom serviço à comunidade, aos seus concidadãos e, acima de tudo, a vincar expressões como acessibilidade, proximidade, rapidez e eficiência que casam bem com a ferramenta agora disponibilizada” acrescentou.

Segundo o autarca, com esta nova aplicação o município quer estar mais perto dos famalicenses, mas acima de tudo quer “criar condições para que os serviços sejam cada vez mais solicitados. Já não é só a questão de se fazer de forma mais fácil o que sempre foi feito, é também criar condições para que haja cada vez mais razões para que os famalicenses procurem a sua câmara municipal e junto dela possam encontrar respostas adequadas aos seus problemas”. Além disso, “esta aplicação deve ser usada como uma forma de melhorar a intervenção cívica dos cidadãos”, salientou Paulo Cunha, autarca de Famalicão.

O novo serviço foi desenvolvido no âmbito da estratégia B-Smart Famalicão, como resultado do Plano Estratégico Famalicão Visão 25. Para o diretor municipal, Vitor Moreira, a aplicação vem introduzir uma nova fórmula de relação dos cidadãos com a autarquia, apontando a acessibilidade, proximidade, portabilidade e rapidez como algumas das características da APP, que facilita o acesso a um vasto conjunto de serviços da autarquia. “Apesar do número significativo de serviços disponibilizados no menu da aplicação, este é um processo evolutivo  e novas funcionalidades surgirão dentro de pouco tempo”, disse.

A aplicação pode ser descarregada no Google Play e App Store sob o nome “Famalicão your place”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS