Domingo, Junho 23, 2024
17.8 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Joane e Ribeirão celebraram 37.º aniversário

Famalicão: Joane e Ribeirão celebraram 37.º aniversário

© CM Famalicão

Joane e Ribeirão celebraram, esta segunda-feira, 3 de julho, 37 anos de Elevação a Vila. O momento foi assinalado em ambas as freguesias com sessões solenes que contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.

Em Joane, o líder do executivo municipal realçou que “os próximos anos vão representar o maior investimento de sempre na história desta Vila”, começando por recordar a construção e o apetrechamento da nova Unidade de Saúde Familiar da freguesia, em resultado do contrato-programa celebrado com a Administração Regional de Saúde do Norte, que também abrange a USF de Calendário.

“O projeto está a ser finalizado pela Câmara, por forma a lançarmos o respetivo concurso público no mais curto espaço de tempo possível”, mencionou o edil sobre a obra, que vai exigir um esforço financeiro da autarquia superior a 800 mil euros, sendo o restante valor suportado por verba proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ainda perante os joanenses, Mário Passos referiu que a Câmara vai apoiar “o crescimento do Parque da Ribeira”, no sentido de “melhorar as condições para atividades diversas, das culturais às desportivas”.

No âmbito cultural e recreativo, recordou a pretensão de reconverter o Salão Paroquial num espaço multiusos. “Vamos avançar para o desenvolvimento do projeto”, informou, acrescentando que “a Câmara Municipal vai suportar esta despesa, por forma a podermos submetê-lo em candidatura a fundos comunitários”.

Mário Passos também não esqueceu as acessibilidades, recordando a necessidade de intervenção na Estrada Nacional 206, nomeadamente, a ligação nascente, a repavimentação do arruamento e a reparação dos passeios. “Haverá novidades, em breve”, referiu.

As acessibilidades também foram uma das preocupações demonstradas pelo edil aquando a sua intervenção na Vila de Ribeirão.

O líder do executivo municipal recordou a abertura do concurso público para o arranque da quarta e última fase da empreitada da Variante à Estrada Nacional 14, em maio passado, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave. “Vai permitir melhorar as acessibilidades no seu todo aqui em Ribeirão, e nas freguesias vizinhas, tal como todo o corredor da Estrada Nacional 14, que envolve acessos às zonas industriais e às habitacionais”, comentou Mário Passos.

Recordou também a abertura da Rua de Montoito, que teve lugar há poucos meses, uma ligação à freguesia de Lousado que “já permitiu melhorias significativas ao nível da mobilidade no sul do concelho”. Mencionou, de igual modo, a intenção da autarquia de intervir na Rua do Xisto, “uma artéria viária importante” para reforçar o acesso ao interior da Vila, através do Lago Discount.

Ao nível ambiental, lembrou as obras de recuperação e valorização hidrográfica da Bacia do Ave, atualmente em curso no concelho, que também abrangem o rio Ave e o ribeiro de Belêco, e a reabilitação do rio Veirão e do ribeiro de Ferreiros, este último abrangido no projeto da Variante à Estrada Nacional 14.

“Em conjunto, vamos conseguir subir cada vez mais degraus”, referiu Mário Passos a propósito da sinergia existente entre as Juntas de Freguesia de Joane e de Ribeirão, e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. “São vilas pujantes, e tudo faremos para que continuem a sua trajetória de sucesso”, referindo-se ao apoio da Câmara Municipal ao desenvolvimento destas Vilas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES