Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Joana e São Miguel-O-Anjo ganham novas Unidades de Saúde Familiar

Famalicão: Joana e São Miguel-O-Anjo ganham novas Unidades de Saúde Familiar

© CM Famalicão

A vila de Joane e São Miguel-o-Anjo, em Calendário, Famalicão vão ganhar duas novas Unidades de Saúde Familiar. A Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Norte celebraram, na última semana, os contratos-programa que vão servir de base para a apresentação de duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à construção e apetrechamento destes dois novos equipamentos de cuidados de saúde primários.

A novidade foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, na reunião da Assembleia Municipal da passada sexta-feira, 30 de setembro.

“Ambos os projetos eram há muito tempo reclamados com toda a justiça pelas populações e com a assinatura destes dois protocolos demos um importante passo nesse sentido”, referiu o autarca.

Em termos contratuais, a Câmara Municipal de Famalicão compromete-se a elaborar o projeto de execução da obra, a promover a execução da empreitada, a assegurar a fiscalização da obra, assumindo ainda a candidatura às verbas do PRR. Ambos os equipamentos serão construídos em terrenos cedidos pela autarquia à ARS Norte.

Refira-se que o PRR estima um financiamento máximo de quase 1,2 milhões de euros (sem IVA) para a construção da Unidade de Saúde de Joane e de 1,1 milhão de euros (sem IVA) para a construção da Unidade de Saúde de São Miguel-o-Anjo, em Calendário.

Sobre os eventuais custos que as duas obras possam vir a representar para o município, Mário Passos esclarece que “ainda não é possível prever qual será o investimento total das duas empreitadas, nem aquele que será assumido pela Câmara Municipal”. Para já, adianta o edil, a autarquia está a trabalhar na elaboração dos projetos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS