Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Em Vale São Cosme vai ouvir-se as Vozes da Serra e...

Famalicão: Em Vale São Cosme vai ouvir-se as Vozes da Serra e do Vale

© CM Famalicão

O Vale do Pelhe uniu-se para entoar, em uníssono, as «Vozes da Serra e do Vale». Sob orientação de profissionais da ACE – Escola de Artes Famalicão, o espetáculo de índole teatral e musical, acontece na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, pelas 21:30, no Salão Paroquial de Vale São Cosme, e vai reunir em palco cerca de 14 cidadãos das freguesias de Cruz, Requião, Portela, Telhado, Vale São Cosme e Vale São Martinho.

A construção do espetáculo performativo decorreu ao longo dos últimos cinco meses, e começou com sessões exploratórias e de capacitação, que decorreram no primeiro trimestre deste ano, dedicadas à componente musical e cénica, bem como a técnicas de luz. As sessões foram lideradas por Alexandra Calado, Miguel Hernandez e Mário Bessa, e envolveram próximo de 150 pessoas do Vale do Pelhe.

Com o arranque dos ensaios de preparação do espetáculo final, no passado mês de março, os formadores Alexandra Calado e Miguel Hernandez, assumiram, respetivamente, a direção musical e a encenação da performance.

Os ensaios com a comunidade do Vale do Pelhe vão culminar na apresentação de um espetáculo que coloca as questões “Que relação a cultura estabelece com a vida? Os valores humanos, as tradições, aquilo que cada povo tem em alta conta, afirmam ou negam a vida?”, como é possível ler na descrição do projeto.

«Vozes da Serra e do Vale» mergulha “nas tradições culturais da região em busca de uma atualização da memória coletiva, o fortalecimento da identidade, de uma maneira que estimule o potencial de ação no porvir,” buscando “resgatar o passado para agir melhor no presente e preparar com mais sabedoria o futuro”, e poderá ser contemplado esta sexta-feira à noite, no Salão Paroquial de Vale São Cosme. Tem entrada livre.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS