Sábado, Abril 20, 2024
16.9 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Em Pedome, "a brincar também se aprende"

Famalicão: Em Pedome, “a brincar também se aprende”

© CM Famalicão

Centenas de alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome, em Famalicão, mostraram a pais, encarregados de educação e comunidade em geral, que “a brincar também se aprende”. A Gala das AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular) aconteceu no passado dia 3 de março, no Pavilhão do Riba d’Ave Hóquei Clube, com direito a “bis” no dia seguinte, e foi a montra das múltiplas aprendizagens realizadas no âmbito das AEC’s neste agrupamento.

Desde o início do ano letivo 2022/2023, que está a ser implementado um novo projeto de Atividades de Enriquecimento Curricular em todas as instituições do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome, em que as aulas de componente letiva são ministradas da parte da manhã, e as tardes ficam reservadas para a “brincadeira”, com múltiplas atividades desportivas, artísticas ou simplesmente tempo para brincar.

“Este projeto pretende transformar a escola num grande recreio, dando mais espaço para o desenvolvimento de novas competências e capacidades nas crianças, por via de atividades ligadas ao plano desportivo, cultural e lúdico”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que assistiu à ‘Gala das AEC’s’ e aplaudiu o trabalho realizado. “Foi um belo momento. Os alunos demonstraram que os princípios deste projeto-piloto estão a ser cumpridos, criando boas bases para o alargamento desta metodologia a outros agrupamentos de escolas do nosso concelho”, acrescentou o edil.

Este projeto, promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e o Agrupamento de Escolas de Pedome, em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão, está a transformar a escola num espaço onde o estudo e a brincadeira coabitam, em que as atividades de enriquecimento curricular são conjugadas com a componente letiva, de forma a reservar parte do tempo na escola para o crescimento das crianças, e através de estratégias que lhes permitam brincar, aprendendo. As tardes dos alunos do 1.º ciclo deste agrupamento são ocupadas com múltiplas atividades, entre elas: aulas de natação, karaté, pilates ou teatro, bem como atividades de caráter lúdico-pedagógico.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES