Domingo, Junho 22, 2025
16.7 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão é o Município mais exportador do Norte

Famalicão é o Município mais exportador do Norte

CM Famalicão

Vila Nova de Famalicão consolidou em 2019 a posição de Município mais exportador da região Norte, ultrapassando mais uma vez a barreira dos dois mil milhões de euros em volume de exportações e reforçando o terceiro lugar como Município mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa e Palmela.

A edição 2020 do Anuário Estatístico da Região Norte, editado no final do ano, pelo Instituto Nacional de Estatística, confirma a posição de Vila Nova de Famalicão ao nível do comércio externo do país, mostrando um saldo da balança comercial positivo com as exportações a valerem praticamente o dobro das importações.

Com um saldo positivo de quase 915 milhões de euros, resultado de uma diferença entre as exportações (2.029.890,175) e as importações (1.115.344,46), sendo, desta forma, um dos concelhos com mais contributo líquido para a economia nacional.

“Somos um município que faz, que produz e que contribui para a economia nacional” refere Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal.

O autarca não fica surpreendido com os números do anuário estatístico e afirma que “é conhecido o ADN empresarial de Vila Nova de Famalicão, formado ao longo de várias gerações de grandes empresários, que foram sucessivamente legando às gerações subsequentes um território fortemente marcado pelo saber-fazer e pela apetência para o investimento industrial”.

Apesar de os números se referirem ao ano de 2019, ainda antes da pandemia provocada pela Covid-19, os dados mais recentes, revelados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDRN) relativos ao terceiro trimestre de 2020 (julho, agosto e setembro) continuam a colocar Famalicão como primeiro nas exportações na região Norte.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES