A presidente da cidade norte-americana de Fort Collins, Jeni Arndt, terminou hoje uma visita de três dias a Vila Nova de Famalicão, onde está desde a passada quarta-feira para conhecer a experiência da cidade portuguesa nas áreas da sustentabilidade, participação social e economia circular.
A autarca norte-americana aproveitou a passagem pelo concelho famalicense para conhecer vários espaços da cidade – a Estação Rodoviária, recentemente requalificada, o Mercado Municipal, a Fundação Cupertino de Miranda, a Casa de Camilo, a Incubadora Famalicão Made IN instalada na Riopele e o CIEES – e trocar ideias e experiências sobre politicas públicas e ações comunitárias nas áreas da sustentabilidade e economia circular.
O périplo pela cidade famalicense passou esta sexta-feira de manhã pelos Paços do Concelho para uma visita guiada pelo edifício e para uma reunião de trabalho com o vice-presidente da autarquia, Ricardo Mendes.
No final do encontro, ambos os autarcas realçaram “a profícua relação de cooperação que une as duas cidades” há cinco anos, garantindo a continuidade e o fortalecimento dos laços de amizade entre Famalicão e Fort Collins.
Depois de dois anos de cooperação, através do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), da Comissão Europeia, o município de Vila Nova de Famalicão e a cidade norte-americana de Fort Collins decidiram prolongar e aprofundar a relação de parceria em outubro de 2020 com a assinatura de um memorando de entendimento.