Sexta-feira, Março 29, 2024
9 C
Braga
spot_img
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão e Binzhou dão primeiros passos para cooperação "win-win"
spot_img

Famalicão e Binzhou dão primeiros passos para cooperação “win-win”

CM Famalicão

“As características e o potencial industrial de Vila Nova de Famalicão é único, designadamente nos setores têxtil, componentes para automóvel, agroalimentar e metalomecânica, setores esses que correspondem à estratégia de desenvolvimento de Binzhou.” Foi com estas palavras que o Deputy Mayor da cidade de Binzhou, Zhang Baoliang, selou, nesta manhã de quarta-feira, o memorando de entendimento para a formalização de uma relação de cooperação entre esta cidade da República Popular da China e Vila Nova de Famalicão.

A cerimónia que decorreu em formato online e que foi transmitida em direto no Facebook do Município e na página dos famalicenses no mundo contou com os representantes máximos municipais das duas cidades e teve como objetivo dar o primeiro passo formal para o desenvolvimento de  uma relação de cooperação entre os dois territórios, especialmente no domínio económico, na cultura e no turismo, no desporto e na governança.

Para Zhang Baoliang “apesar dos milhares de quilómetros que separam as cidades de Famalicão e Binzhou, a distância não é um obstáculo  e não pode separar as duas cidades amigas”. E acrescentou: “Esperamos estreitar cada vez mais os laços de cooperação com Famalicão, numa atitude de ‘win-win’, dando as mãos e envolvendo as pessoas de ambas as cidades para se relacionarem entre si e se comprometerem com esta cooperação e esta amizade que se deseja que seja longa”.

Também Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, manifestou a vontade de “estreitar os laços e criar relações de confiança” entre os dois territórios. “Depositamos grande expetativa no memorando que hoje subscrevemos e na relação que agora iniciamos com Binzhou, porque acreditamos que com esta proximidade ambos os territórios podem crescer”, sublinhou o autarca de Famalicão.

A cooperação entre os dois territórios foi impulsionada por uma famalicense, Sónia Guimarães, natural da freguesia de Antas, que em 2017 partiu rumo à cidade de Binzhou, para liderar um projeto na empresa chinesa Loftex e onde desempenhou funções de responsável de inovação. Desde 2018, integra os quadros da Huafang CO., Ltd, empresa estatal chinesa, desempenhando funções na área do desenvolvimento de produto como Creative Director. Sónia Guimarães faz parte da rede Famalicenses no Mundo e tem contribuído ativamente para estreitar laços de amizade entre as cidades de Famalicão e Binzhou.

De acordo com o documento assinado, é intenção das duas cidades, de acordo com os princípios de igualdade e benefícios mútuos, levar a cabo,  intercâmbios e cooperação em áreas diversas, designadamente comércio, investimento, têxteis, agroalimentar, metalomecânica, automóvel, economia circular e saúde. Pretende-se igualmente reforçar os laços culturais através da ligação entre as pessoas e as sociedades de ambas as cidades e da consolidação de relações bilaterais em todos os domínios e a promoção da indústria do turismo como setor fundamental do desenvolvimento económico e o estabelecimento de contactos regulares entre os governantes de ambas as cidades em áreas relevantes da administração para facilitar a troca de know how nos intercâmbios e na cooperação, bem como em matérias de interesse comum.

Binzhou é uma cidade de nível municipal situada no norte da província de Shandong , na República Popular da China. A cidade propriamente dita fica na margem norte do Rio Amarelo, enquanto sua área administrativa se estende por ambos os lados do seu curso.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES