Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão distinguido com Bandeira da Ética Desportiva

Famalicão distinguido com Bandeira da Ética Desportiva

© CM Famalicão

O Município de Vila Nova de Famalicão foi distinguido com a Bandeira da Ética, no âmbito desportivo, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED). Tal certificação surge em resultado do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela autarquia, no que refere à promoção de valores éticos no desporto, assim como, ao nível da inclusão social, desenvolvimento de competências cívicas e responsabilidade social.

A entrega simbólica da distinção aconteceu hoje ao presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, nos Paços do Concelho, pela mão do diretor regional do norte do IPDJ, Vítor Dias.

A atribuição teve como base o trabalho desenvolvido pela autarquia na área do desporto, nomeadamente, na sua vertente de promoção de valores positivoss nas diversas modalidade e faixas etárias, ancorados no  «Programa de Promoção de Valores Éticos no Desporto».

Neste enquadramento, o município lançou recentemente a campanha “Ética no Desporto”,  composta por um conjunto de mensagens de sensibilização para o combate ao bullying  e ao doping, a promoção do fairplay, entre outras, com o objetivo de despertar a atenção dos agentes desportivos, e de toda a comunidade local, para a importância da adoção de comportamentos éticos durante a prática desportiva.

Refira-se que os programas desportivos desenvolvidos pelo município, nomeadamente, «Mais e Melhores Anos» – destinado a seniores -, «Cota Social Desportiva», «Desporto Adaptado», «Famalicão em Forma», entre muitos outros, são desenvolvidos tendo sempre ciente a importância da sensibilização para a ética desportiva, tratando-se de um assunto transversalmente explorado nas atividades municipais.

O PNED é uma iniciativa governamental, que promove um conjunto de ações estruturadas e planificadas, que visam divulgar e promover a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade, a cooperação, entre muitos outros. A «Bandeira da Ética» consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto, sendo que a obtenção da acreditação depende da aplicação de boas práticas desportivas comprovadas.

Atualmente, este programa conta com cerca de 1472 entidades registadas na sua plataforma tecnológica e comprometidas com a ética no desporto, sendo que 412 destas já se encontram certificadas com a «Bandeira da Ética», incluindo o Município famalicense. A referida plataforma serve como mecanismo de rede colaborativa, onde são partilhadas as boas práticas das instituições nela integradas, tendo em vista a melhoria contínua dos seus processos internos e da comunicação externa.

Recorde-se que a autarquia famalicense recebeu, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, o diploma de «Município Amigo do Desporto», uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) em parceria com a Cidade Social e com o apoio institucional da República Portuguesa. Ainda no âmbito deste programa, a autarquia famalicense foi também distinguida com o segundo lugar no concurso «Presença Digital do Desporto e da Atividade Física» e viu reconhecidas as atividades, promovidas em tempos de pandemia, ao receber a distinção «Recomendada» no concurso «Intervenção COVID-19 no Desporto e na Atividade Física».

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS