Terça-feira, Janeiro 14, 2025
9.9 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão congela preço da água em 2024 para os que menos consomem

Famalicão congela preço da água em 2024 para os que menos consomem

DR

Em 2024, apenas os grandes consumidores de água em Vila Nova de Famalicão vão pagar mais pela água que consomem. À semelhança do que aconteceu este ano, a Câmara Municipal optou por não refletir na fatura da grande maioria das famílias do concelho o aumento de 3,3% que a entidade prestadora do serviço lhe vai impor no próximo ano.

A fixação das tarifas relativas ao abastecimento de água, saneamento e tratamento de resíduos para 2024 foi aprovada esta quinta-feira, naquela que foi a última reunião do ano do executivo municipal.

A autarquia volta a suportar os aumentos impostos pelas Águas do Norte, com exceção para o 3.º e 4.º escalões das tarifas variáveis. “Tratam-se de escalões que representam elevados consumos de água, o que significa que grande parte dos consumidores domésticos não sentirá o aumento do preço do serviço”, explica o vereador do Ambiente, Hélder Pereira, relembrando que “com os últimos dois anos e o próximo, a autarquia abdica de cobrar cerca de 10 milhões de euros”.

Em 2024, os famalicenses vão ver refletida na sua fatura ambiental a atualização à taxa da inflação das tarifas de saneamento de águas residuais, assim como a revisão, em 21%, das tarifas de recolha e tratamento de resíduos “por força do aumento imposto pelo fornecedor do serviço, mas também das diretrizes comunitárias que obrigam a repercutir parte dos custos no consumidor para efeitos de candidaturas a fundos europeus”.

O vereador famalicense recorda que, “mesmo com esta atualização que inclui também o valor incomportável da Taxa de Gestão de Resíduos a pagar ao Governo que entre 2021 e 2023 aumentou quase 200%, Famalicão mantém-se na lista dos concelhos da região com as tarifas mais baixas, uma vez que estes aumentos não se repercutem direta e proporcionalmente no valor final da fatura ambiental dos famalicenses”.

Uma família de quatro pessoas com tarifa familiar e um consumo médio mensal de 10 metros cúbicos, passará de uma fatura de 28,94 euros para uma fatura de 30,98 euros em 2024, um aumento na ordem dos 6%.

De acordo com a proposta do executivo, a tarifa social não sofrerá qualquer atualização em 2024.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES